A Capital paraibana já tem data marcada para receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Será no dia 3 de junho. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está dando total apoio logístico para a realização do evento, com a participação de várias secretarias governamentais.
De acordo com o cronograma do evento, a previsão de início do percurso é às 14h, com saída do Centro Histórico, de onde a Tocha irá passear pelas mãos de 12 paraibanos, cujos nomes ainda não podem ser divulgados, passando por vários bairros e pontos turísticos.
O início do revezamento será na Casa da Pólvora (Centro Histórico), passando pelo Mosteiro de São Francisco, Catedral de Nossa Senhora das Neves, Praça Pedro Américo, Paço Municipal, Pavilhão do Chá, Parque Solon de Lucena (Lagoa), Praça da Independência, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Cabo Branco, Farol do Cabo Branco, bairros de Manaíra e Bessa, com término no Busto do Almirante Tamandaré, em Tambaú.
Conforme o padrão sugerido pela organização das Olimpíadas Rio 2016, serão realizadas ao final do revezamento, no Busto de Tamandaré, apresentações de grupos e artistas da nossa cidade, objetivando a valorização da cultura local.
Para major Alecsandro Medeiros Araújo, chefe da Assessoria Militar da PMJP e interlocutor organização do Tour da Tocha Olímpica pelo Brasil, este é um dos momentos mais marcantes na história esportiva da Capital. “A passagem da Tocha Olímpica por João Pessoa é, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais importantes da história do esporte em nossa cidade. É a presença de um símbolo universal de fraternidade, esperança, vitória e superação, que transcende todas as barreiras culturais, religiosas e econômicas entre os povos”, avaliou.
A Tocha visitará 335 municípios brasileiros, onde 88 destes haverá eventos culturais, inclusive com shows musicais, para celebrar a passagem do símbolo olímpico.
História - A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928 e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim no ano de 1936.
Atualmente, a Tocha é acesa em Olímpia, na Grécia, meses antes do início dos jogos. Este fogo percorre as principais cidades do país que vai sediar o próximo evento esportivo. Em 2016, as Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro e no Brasil a Tocha Olímpica irá passar por 335 municípios nas mãos de 150 pessoas.
Fonte: ParlamentoPB