ALPB aprova projeto que garante matrícula de crianças no 1º ano do Ensino Fundamental

AL aprova projeto que garante matrícula de crianças no 1º ano do Ensino FundamentalOs deputados estaduais da Paraíba aprovaram de forma unânime, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (07) o Projeto de Lei que garante a matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental de crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho do ano. O projeto de autoria do deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB) foi aprovado em caráter de urgência.

Tovar explicou que ao estipular a "data de corte", o Sistema de Ensino retira dessa etapa a maioria dos estudantes, pois, apenas uma pequena parte das crianças completa seis anos no início do ano letivo. "O Projeto ainda assegura aos alunos que já estejam cursando a Educação Infantil e completem seis anos de idade em data posterior a estabelecida pela lei, a matrícula e o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, para fins de continuidade do percurso escolar".

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB) apresentou uma emenda ao projeto incluindo a pré-escola na discussão, estipulando uma idade de quatro anos e alterando a data do dia 30 de junho até o dia 31 de dezembro.

De acordo com o deputado Tovar, em outros estados do país a iniciativa de emenda do presidente da Casa não foi aprovada. "Existe uma recomendação do MEC de que essa data seja até o meio do ano, nós obedecemos a essa orientação, mais seria ótimo que essa tentativa do presidente pudesse prosseguir aqui na Paraíba", disse.

Durante a sessão, deputados elogiaram a iniciativa de Tovar e pais e alunos que lotaram as galerias da ALPB, acompanharam com expectativa a votação.

Fonte: Redação/ Foto: Walla Santos