Rio Grande do Norte tem quase 20 mil casos suspeitos de dengue em 2015, diz Sesap

Resultado de imagem para dengueA Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu nesta terça-feira (26/05) mais um boletim com a análise da situação da dengue no estado. De janeiro até o último dia 16 de maio foram notificados 19.153 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 277,70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Do total de notificações registradas, 2.480 casos foram confirmados através de exames laboratoriais.

Os municípios que mais notificaram casos suspeitos de dengue foram: Natal (5.140 casos suspeitos), Parnamirim (1.165) e Ceará-Mirim (755), na Grande Natal, Mossoró (873), na região Oeste e Caicó (715), na região Seridó. Duas pessoas morreram: uma em Natal, no mês de janeiro, e outra em Montanhas, município da região Leste potiguar, no mês de março.

De acordo com a secretaria, desde o início do ano, carros-fumacê (operação UBV) já estiveram em 23 municípios do estado e estão sendo realizadas operações nos municípios de Natal, Parnamirim, Caicó, Nova Cruz e Caraúbas. A secretaria ainda informou que o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) da Sesap continua realizando visitas técnicas aos municípios, para orientar as ações de prevenção e combate a doença.

A orientação da Sesap é para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.

Fonte: G1RN