Prefeitura de Várzea retoma exames de Papanicolau e Colposcopia

Papanicolau e Colposcopia são os exames mais eficazes para se detectar a existência ou não de câncer de colo de útero e de infecções vaginais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis como o papiloma vírus humano (HPV) que também pode causar câncer cervical. A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Saúde, os fornece gratuitamente.

No caso do Papanicolau, o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples, consiste na coleta de material do colo do útero com uma "espátula e escova de raspagem”, e deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Caso o resultado seja negativo por três anos seguidos, o intervalo pode aumentar de acordo com a orientação médica.

De acordo com o médico ginecologista responsável pela realização dos exames, Dr. Otoni Medeiros, boa parte do público feminino ainda não demonstra interesse na prevenção.

“Apesar de ser um procedimento simples e barato, no caso aqui de Várzea gratuito, 20% das mulheres brasileiras ainda não fazem o exame preventivo. Isso é bastante preocupante porque o exame é de extrema importância e o poder público disponibiliza a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele” afirmou.

Para realizar os exames, basta procurar o Centro de Atendimento Especializado Dr. Manuel Berônio de Araújo (CAE), localizado na rua Dr. Kival Gonçalves, nas quintas-feiras, a cada duas semanas, das 13h30 às 16h30.

Fonte: Ascom