Cresce o número de mortes por câncer de pulmão na Paraíba; Cigarro é a principal causa

Cresce o número de mortes por câncer de pulmão na Paraíba; Cigarro é a principal causaO tabagismo é tido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Só este ano, na Paraíba, já foram registrados 27 óbitos por câncer de pulmão, sendo 8 apenas em João Pessoa.

Em 2014, foram 386 mortes pelo menos problema no estado e 158 na Capital.

Levantamento de anos anteriores mostram que este número só vem crescendo.

Em 2013, foram 354 mortes no estado e 123 na capital; em 2012, 333 no estado e 119 em João Pessoa. Em 2011, foram 273 no estado e 112 na capital.

Na maioria dos casos, o fator que causou o câncer no pulmão foi o hábito de fumar cigarros.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, 11,5% da população paraibana é dependente de nicotina. São 453.546 fumantes no estado e 89.784 fumantes em João Pessoa.

Em uma tentativa de conscientizar a população para diminuir estes números, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover neste sábado (14/03), das 7h30 às 11h, atividades em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Fumo, instituído no calendário oficial do estado através da Lei nº 8.356 de 19/10/2007. A data é comemorada em 15 de março.

Entre as atividades oferecidas neste sábado à população estão: testes de espirometria (mede a função pulmonar); fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono); exposição de peças anatômicas (pulmão); atividades físicas, escultura na areia e panfletagem.

Em comparação as atividades promovidas pelo poder público em anos anteriores, as novidades para este ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador).

Além das atividades realizadas no sábado, pessoas viciadas em nicotina podem buscar apoio para largar o hábito de fumar em Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e Centros de Saúde. Na Paraíba, existem 196 municípios com adesão ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo que oferecem ajuda para tabagistas.

Fonte: Portal do Litoral PB