Ações de combate a seca são realizadas em Comunidades Rurais no município de Várzea

A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Administração, e em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), impulsiona cada vez mais a economia e o desenvolvimento das Comunidades Rurais locais, em virtude das ações do Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do MDA.

Em reunião realizada entre o Conselho Municipal (CMDRS) e o prefeito constitucional José Ivaldo de Morais (Galego), foi atribuído um planejamento para se colocar em prática ações que amenizassem os efeitos causados pela a estiagem no município.

IMG_0703De acordo com o determinado pelo Conselho, referente a relação das Comunidades e as 02 hs/máquina para cada beneficiado, temos a seguinte sequência: Assentamento Novo Horizonte, Quilombo da Pitombeira, Serrotes Pretos, Ipueiras Fundas, Poção, Assentamento São Vicente, Rio de Várzea, Riacho da Cozinha, Bom Sossego, Guaraú, Caiçaras, São Francisco e Barro Branco. O trabalho já vem sendo executado nessas Comunidades citadas.

Moradores sofrem com a falta de água para os rebanhos por consequência da estiagem, que acarreta o esvaziamento dos açudes das referidas localidades. Eles relatam que, essas ações do Governo Federal em parceria com a prefeitura irá amenizar as atuais dificuldades enfrentadas.

IMG_0775O secretário da pasta, sr. Manoel Mário da Nóbrega (Novo), relatou que as máquinas doadas por parte do poder público municipal, tem o objetivo primordial de auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais. Além disso, estes equipamentos também são utilizados em ações que beneficiam todas as Comunidades Rurais do município, como é o caso em questão.

Já o presidente do CMDRS, Antônio Marco, afirmou que essa parceria entre prefeitura, Conselho e Governo Federal garante que todas as Associações Comunitárias, através de seus representantes, serão assistidas, com objetivo de empregar uma melhor prestação de serviços no meio rural e desenvolver a agricultura familiar, gerando sustentabilidade e qualidade de vida ao homem do campo.

Fonte: Ascom