Paraíba deve ter chuvas irregulares nos próximos três meses, diz Inmet

Resultado de imagem para chuvas irregulares varzea-pbA Paraíba deve ter chuvas irregulares, variando de normal a abaixo da média, nos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado na quarta-feira (25/02). O chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet-PE, Ednaldo Araújo, explicou que a previsão é de que a área que compreende o estado da Paraíba tenha 40% de possibilidade de ter chuvas normais, 35% de chance de ficar abaixo da média e 25% acima da média.

“As chuvas já estão irregulares e estamos terminando fevereiro com um déficit de chuva. No Sertão paraibano, o período chuvoso é normalmente em março, abril e meados de maio. Se não chover nesse período, não vai ter mais água para a produção agrícola e para abastecimento de reservatórios”, declarou Araújo.

Apesar da previsão de chuvas irregulares, o Inmet espera que as chuvas aumentem nos próximos três meses em relação a janeiro e fevereiro. De acordo com Araújo, as águas superficiais o Oceano Atlântico estavam frias nos dois primeiros meses do ano, o que contribuia para a falta de chuvas. “Nesses últimos dias, elas estão menos frias, o que favorece o aumento da nebulosidade”, explicou.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, explicou que também é importante ficar atento às previsões meteorológicas no dia-a-dia. “Em um ano como esse, de chuvas irregulares, o monitoramento que a Asea faz diariamente é de extrema importância para dizer qual a bacia que vai ser beneficiada com as chuvas”, disse.

Fonte: G1PB