MPF investiga desvio de recursos em obras de combate à seca na Paraíba

Resultado de imagem para secaUm total de 86 ações, sendo 77 procedimentos extrajudiciais, tramitam contra o governo do Estado e prefeituras da Paraíba, de acordo com dados do Ministério Público Federal (MPF). Entre elas estão quatro ações de improbidade administrativa, três inquéritos policiais, uma ação penal, além de uma ação civil pública por mau uso de recursos públicos. Todas são relacionadas a recursos que deveriam ser aplicados em obras de combate à seca.

Um dos alvos dessas ações são obras realizadas pelo governo do Estado para construção da adutora de Acauã para Campina Grande. Também está na lista a obra para construção da barragem denominada ‘Saulo Maia’ em Areia, com verbas do Ministério da Integração Nacional.

Outra das ações civis por ato de improbidade administrativa tramita na 4ª Vara da Justiça Federal de Campina Grande por irregularidade praticada pelo então prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, no processo licitatório (Pregão Presencial Nº 17/05) para aquisição de material de construção e de construção de cisternas de placas nas áreas rurais do município.

O G1 fez contato com o procurador-geral do estado da Paraíba, Gilberto Carneiro, mas as ligações para seu celular não foram atendidas. Já o advogado Luciano José Nóbrega Pires, que defende o ex-prefeito de Campina Grande e atual deputado federal, Veneziano Vital do Rego, afirmou que apresentou "resposta à acusação". "Indicamos provas e o deputado Veneziano está absolutamente tranquilo. Tem total segurança quanto a seus atos lícitos de gestão, de modo que nosso interesse é que o processo flua no rito normal para que, o quanto antes, os pontos controvertidos sejam solucionados”, disse.

Fonte: G1PB