Operação Alcatraz cumpre mandatos de prisão na Paraíba

O Ministério Público Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar deflagraram na manhã de hoje uma operação conjunta nos Estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Paraíba. O objetivo da ação foi cumprir 320 mandados expedidos pela justiça visando combater organizações criminosas que agiriam dentro do sistema penitenciário potiguar.

Conforme a PRF, um dos suspeitos moraria no município de Santa Luzia, que fica a 261 km da capital. Ao todo, foram expedidos pela justiça 223 mandados de prisão e 97 mandados de busca e apreensão. A maioria das cidades envolvidas estão situadas no Estado do Rio Grande do Norte e são os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos, Caicó, Assu, Parelhas, Lajes, Jucurutu, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, São Vicente, Acari, Cruzeta e Santa Cruz.

Dentre as pessoas que são alvos da operação, estão presidiários, ex-apenados e criminosos que ainda não tinham sido presos, mas que têm ligação com os esquemas existentes dentro dos presídios. Ainda conforme a PRF, os principais crimes cometidos pelos bandidos eram relativos a esquemas de narcotráfico.

A operação ainda está em andamento e, por esse motivo, a PRF não soube informar quantos mandados foram cumpridos. A previsão é de que essa informação seja divulgada até o fim do dia. Ao todo, participam da Operação, 252 Policiais Rodoviários Federais de 19 estados, 600 policiais militares e 12 promotores de Justiça, que conduziram as investigações por meio de comissões especialmente designadas.

Saiba Mais
A operação recebeu o nome de 'Alcatraz', em alusão ao nome da penitenciária americana instalada na ilha de Alcatraz, que, no início do século passado, recebia os chamados chefões do crime organizado.

Fonte: Othacya Lopes-Jornal da Paraiba