"Os casos de colisão e acidentes diversos no trânsito representam cerca de 40% dos atendimentos pré-hospitalares que realizamos na Paraíba. É um número muito significativo", diz o assessor técnico da Assessoria Estratégica dos Bombeiros, tenente Rodrigo Martins. Segundo ele, grande parte dos incidentes envolve motociclistas e concentra-se na Região Metropolitana de João Pessoa, em decorrência da maior frota de veículos.
Para se ter uma ideia, os acidentes nessa área somam 1.787 registros, o que representa 86% do total verificado em toda a Paraíba. "Entre os bairros com maior incidência na Grande João Pessoa, sobretudo de colisões, aparecem Mangabeira, Manaíra, Expedicionários, Centro e Varadouro", informa o tenente, ao acrescentar que o pico de acidentes é registrado de sexta a segunda-feira.
De acordo com o tenente, muitos desses incidentes poderiam ser evitados com pequenos cuidados. Ele orienta que os condutores pratiquem uma direção defensiva e respeitem as leis de trânsito, como não dirigir falando ao celular, não realizar manobras arriscadas, não conduzir o veículo sob efeito de álcool e sempre usar os equipamentos de segurança (cinto, capacete). As crianças com menos de dez anos devem estar no banco de trás e presas com a devida proteção.
Também é importante fazer a manutenção periódica do veículo, checando itens como motor, pneus, combustível, pastilhas de freio e óleo. "Em ocorrências com feridos, ligue 193 e passe as informações com a maior fidelidade possível para que seja deslocado o socorro adequado ao tipo de vítima. Não execute os primeiros socorros se você não for treinado, pois isso pode agravar a situação do ferido", alerta o tenente Rodrigo Martins.
Fonte: Assessoria