Após determinação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para que todos os centros de formação de condutores adquiram simuladores de direção, o DetranPB assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecendo um prazo para que as autoescolas se organizem e comprem os equipamentos antes de publicar o decreto que obriga o uso na formação dos novos motoristas.
O diretor de Operações do Departamento de Trânsito da Paraíba, Orlando Soares, disse que os centros de formação da Paraíba têm que apresentar a documentação que comprova a compra dos novos equipamentos até o mês de junho. Ele afirma que houve uma flexibilização da determinação nacional e destacou que o Detran está preparando o sistema para as novas exigências e para fiscalizar o trabalho feito pelas autoescolas.
“A determinação para o uso de simuladores pelos centros veio de cima, do Denatran, o que foi feito por aqui foi flexibilizar a situação, então foi firmado um TAC que deu um prazo maior para que os centros de formação de condutores adquiram os simuladores”, afirmou Orlando Soares.
O Blog do Gordinho ligou para alguns centros de formação de João Pessoa e poucas autoescolas estão preparadas para a nova exigência e a maioria delas ainda não adquiriu o equipamento. As que já encomendaram o simulador admitiram que haverá reajuste no valor do pacote de aulas e justificam dizendo que tiveram que fazer um grande investimento e não haverá condições de manter os valores como estão.
Fonte: Blog do Gordinho