Superlua ilumina noite de São João

A noite de hoje vai estar mais iluminada, em decorrência do perigeu lunar, mais conhecido como Superlua. O fenômeno, que promete abrilhantar a comemoração do São João, ocorre uma vez por ano e marca a maior aproximação entre lua e Terra, aumentando em 30% o tamanho e 15% o brilho do satélite natural do planeta, em relação ao observador.

Em dias comuns, a lua costuma ficar à 385.000 km da Terra, afirmou o astrônomo Marcos Jerônimo, mas na noite de hoje o satélite chegará a cerca de 356.999 km do planeta. A aproximação é gerada pelo ciclo natural lunar, explicou o especialista. “A órbita da lua não é esférica e sim oval. Existem momentos em que ela está mais próxima da Terra, o chamado perigeu, e outros momentos em que está mais distante, o apogeu”.

Segundo Marcos Jerônimo, a mudança será perceptível, desde que as condições climáticas não atrapalhem. “Quem observar vai perceber a diferença. Não será a maior das Superluas, pois em 2011 a distância foi de 356.777 km, mas dá para notar que ela estará mais iluminada. É torcer para que não tenhamos chuva”, disse.

Para aqueles que desejam observar a Superlua ainda mais de perto, o Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco vai estar aberto das 18h30 às 20h30, com lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia, disponíveis para contemplação do fenômeno. A entrada é gratuita.

Beto Pessoa-Jornal da Paraiba