Programa Brasil Alfabetizado vai beneficiar detentos da cadeia pública de Santa Luzia


O projeto “Brasil Alfabetizado”, do Governo Federal, chegou à cadeia pública da cidade de Santa Luzia, onde vai beneficiar 17 detentos. A cerimônia que marcou a aula inaugural do programa foi dirigida pelo juiz da comarca local, Perilo Rodrigues de Lucena. O projeto se propõe a alfabetizar adultos no prazo de oito meses, possibilitando aos alunos participantes a leitura funcional e escrita.

A aula inaugural foi realizada no Tribunal do Júri da comarca de Santa Luzia, no dia 25 de abril, e contou com a participação da Promotora de Justiça, Carmem Eleonora da Silva Perazzo; da Secretária de Educação do Município, Ana Cláudia Jerônimo de Sousa (Claudinha); da Coordenadora Pedagógica, Herla Kerlliane Dantas Pereira; o professor Herbe Coelho de Souza; da representante da Pastoral Carcerária, Eliane Trindade de Morais Fernandes; e do diretor da Cadeia Pública da cidade, Welson Pereira dos Santos.

Os detentos que irão participar do programa receberam, durante a aula inaugural, informações acerca da importância da alfabetização e tiveram as primeiras orientações sobre o programa “Brasil Alfabetizado”. “Na ocasião, foi enfatizada a oportunidade de ressocialização através do conhecimento”, declarou o juiz Perilo.

O magistrado disse que o evento representa relevante ação na história de cada apenado, na medida em que possibilita o primeiro passo de uma formação educacional. “E esse primeiro passo pode ser continuado, doravante, através de cursos de formação profissional que poderão, numa segunda etapa, ser ofertados aos detentos”, lembou.

Toda a cerimônia foi acompanhada pela Polícia Militar, sob o Comando do Capitão Adeilton e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (Gpoe), que está vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), sob o comando de Túlio Meira e Adailde José. A Polícia fize a necessária escolta dos presos, no trajeto entre a cadeia e o fórum, bem como tomaram parte na iniciativa, aconselhando e demonstrando interesse na ressocialização como medida de promoção da paz social.

Gecom – Valter Nogueira