Feriadão mais violento dos últimos quatro anos na Paraíba


A Paraíba registrou o feriadão da Semana Santa mais violento dos últimos quatro anos. No período compreendido entre a última quinta-feira e o domingo, 36 pessoas foram assassinadas no Estado. O número é 63,64% superior ao mesmo feriado do ano passado, quando 22 pessoas foram executadas no estado. Em 2011, foram contabilizados 26 assassinatos no estado e, em 2010, o número de pessoas assassinadas na Semana Santa chegou a 34.

Do total de homicídios registrados na Semana Santa deste ano, 26 assassinatos ocorreram na Região Metropolitana de João Pessoa, onde outras 35 pessoas sofreram tentativa de homicídios. Os homens continuam sendo as maiores vítimas de assassinatos, foram 25 vítimas do sexo masculino e apenas uma mulher.

Apesar do elevado número de assassinatos, nenhum suspeito de ter praticado os crimes foi detido.

De acordo com levantamento do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), ocorreram homicídios nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Conde, Mari, Guarabira, Lucena, Lagoa Seca, Itaporanga e Cabedelo. A Polícia Militar (PM) estima que 90% dos assassinatos praticados foram motivados pelo envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

A vítima mais recente da assustadora violência foi Jeferson Caio Alves de Souza, 20 anos, assassinado por volta das 17h do domingo, no bairro Castelo Branco. De acordo com a Polícia Civil, o rapaz era acusado de praticar furtos na região e também era envolvido com o tráfico de drogas. O crime teria acontecido após a vítima ter sido abordada por dois homens que estavam em uma motocicleta.

Ainda durante a tarde do domingo, Erivan da Silva Jaquim, 32 anos, foi executado com cinco disparos de armas de fogo, no bairro Alto das Populares, no município de Santa Rita. Conforme a polícia, o assassinato foi praticado por dois homens que estavam em uma bicicleta. A vítima ainda tentou fugir, mas foi atingida por vários disparos. A Polícia Civil investiga se a vítima estava envolvida em crimes ocorridos no município.

Durante a manhã, o adolescente Israel Sousa, 16 anos, foi assassinado à tiros em uma rua do bairro Valentina. De acordo com o tenente Freitas, do 5º Batalhão de Polícia Militar, o menino pode ter sido assassinado por vingança, já que na semana anterior pode ter se envolvido em uma tentativa de homicídio.

A reportagem do Jornal da Paraíba tentou, durante toda a manhã de ontem, manter contato com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, mas as ligações não foram atendidas. Já o comandante do Policiamento Metropolitano, Jefferson Pereira, atribuiu o número elevado de homicídios a ociosidade causada pelo feriado prolongado. 

O feriadão da Semana Santa contou com a atuação diária de dois mil policiais nas ruas.

Michelle Scarione-JP Online