Banco do Brasil na Paraíba diminui o volume de dinheiro nos caixas à noite

O Banco do Brasil na Paraíba informou nesta sexta-feira (22) que vai diminuir o volume de dinheiro disponível nos caixas eletrônicos  em até 70% no período da noite. O objetivo é inibir a ação de bandidos contra as agências bancárias.  De acordo com a instituição bancária, a medida é o resultado da implementação de um novo sistema de gestão de cédulas que possibilitaria a manutenção do numerário no volume mínimo necessário ao atendimento dos clientes, até a manhã do dia seguinte.


Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, este ano  o número de  crimes praticados contra as agências bancárias do estado chega a 32. Do total, 12 foram explosões contra caixas eletrônicos, cinco assaltos e 6 tentativas de arrombamentos e explosões.

Ainda de acordo com o Banco do Brasil, O novo sistema está em vigor desde a  segunda-feira (18) e visa também aumentar a segurança dos clientes que  precisam utilizar os caixas durante a noite, cujo limite de saque não pode ultrapassar R$ 500.

Para o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de João Pessoa, Canrobert Rodrigues, a medida é válida e pode inibir a ação de bandidos. “Os bancos já têm esse limite de saque durante a noite, e se os caixas estiverem com pouco dinheiro, podem diminuir as ações criminosas”, afirmou. O delegado recomenda ainda, a quem precisa utilizar caixas eletrônicos durante a noite, procurar sempre lugares iluminados, com movimentação de pessoas e sacar o mínimo possível.

O banco informou que o sistema foi desenvolvido com base em estudos da rotina de cada local, sempre com a premissa de garantir que não faltará dinheiro aos clientes.

“O sistema implementado busca o equilíbrio entre a redução do numerário disponível nos terminais e a manutenção da qualidade de atendimento aos nossos clientes, contribuindo para desestimular os ataques e reduzir prejuízos", afirmou Sandro José Franco, diretor de Operações do BB.

G1PB