96% dos turistas pretendem voltar à Paraíba


96% dos turistas pretendem voltar à ParaíbaA beleza das praias, os pontos turísticos e a receptividade dos paraibanos são alguns dos itens que encantaram os turistas que vieram à Paraíba neste verão. Como prova da satisfação, 96,33% dos visitantes afirmaram que pretendem voltar ao estado. Mais que isto, 98,07% dos turistas estão dispostos a indicar a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) como roteiro turístico. Os dados integram a Pesquisa sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, a maior e mais completa análise do perfil do turista que visita o estado, desenvolvida há oito anos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.

De acordo com o estudo, 66,73% dos entrevistados tiveram suas expectativas correspondidas ao visitar o estado e para 29,59% estas expectativas foram superadas. Apenas 3,29% dos turistas tiveram expectativas abaixo do esperado. O turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes, totalizando 63,14%; enquanto o turismo familiar respondeu por 32,84% das visitas.

Os dados mostraram que 36,94% dos entrevistados estavam visitando o estado pela primeira vez, resultado 4,52 p.p superior ao registrado no ano passado. A pesquisa também revelou que 63,06% já estiveram na RMJP pelo menos uma vez anteriormente, o que mostra um elevado grau de satisfação do turista. A pesquisa mostrou que o tempo médio de permanência dos visitantes é de nove dias.

O levantamento apontou também que 17,02% dos turistas que visitaram a RMJP também foram a outras cidades do estado. Campina Grande foi a mais procurada (40,91%), seguida por Patos e Guarabira (com 11,36% cada), Sousa (6,82%) e Areia (5,68%).

Entre as principais razões da escolha da RMJP como destino para o turismo de lazer está a beleza das praias, escolhida por 57,06%, e a visita a familiares ou amigos, citada por 44,87%. “É muito importante detectar os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar a Região Metropolitana de João Pessoa, pois essas informações servem de subsídios para o planejamento setorial visando desenvolvimento do turismo”, afirmou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.

Um percentual de 19,99% dos turistas afirmou que tomou conhecimento dos atrativos da região através da internet. Por outro lado, a indicação de agências de viagens ficou com 2,71% das respostas e a propaganda e publicidade do estado com 10,90%.

Pontos mais visitados
O maior atrativo turístico da Paraíba apontado pelos visitantes são as praias. Eles destacam o fato da Paraíba possuir praias singulares, que ainda preservam a beleza natural. As mais visitadas foram Tambaú (79,50%) e Cabo Branco (76,40%), devido à localização central. Também foram citadas Coqueirinho (43,33%), Bessa (38,88%), Manaíra (36,17%) e Tambaba (31,72%).

Já entre os pontos turísticos, os mais destacados na pesquisa foram o pôr do sol na Praia do Jacaré (55,51%), Mercado de Artesanato (49,13%), Estação Ciência (47,97%), Farol do Cabo Branco (45,07%), Parque Solon de Lucena (42,75%), Hotel Tambaú (41,39%), Feirinha de Tambaú (38,97%) e o Centro Histórico (32,69%). É importante ressaltar que os entrevistados puderam citar vários pontos, por isso a soma ultrapassa os 100%.

Serviços Turísticos
Entre os serviços turísticos, a receptividade do paraibano (importante fator na satisfação dos turistas) foi destaque, aprovada por 94,13% dos entrevistados. A qualidade na hospedagem também obteve alto nível de satisfação com a aprovação de 88,79% dos visitantes. Assim como o atendimento no aeroporto (87,25%), comércio (85,56%), guia de turismo (81,28%) e serviços prestados por bares e restaurantes (78,87%), diversão noturna (78,56%) e preços cobrados nos bares e restaurantes (78,17%).

Apesar do bom desempenho nos serviços, a rodoviária de João Pessoa obteve o índice de 9,57% de insatisfação. Os turistas ofereceram sugestões para este serviço: melhorar os sistemas de ventilação, iluminação e som; aumentar o efetivo policial, principalmente no período noturno, e realizar uma reforma no prédio. Outros setores citados no conceito de “ruim” ou “péssimo” foram o atendimento de bares e restaurantes (5,23%) e os preços cobrados pelos mesmos (5,02%).

Hospedagem e gastos
Os meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas foram os convencionais (51,44%), sendo 26,69% em hotéis, 22,82% em pousadas e 1,93% em flats ou hotéis residência. Uma expressiva parcela dos visitantes (41,39%) ficou hospedada nas casas de parentes ou amigos. O restante ficou distribuído em casa ou apartamento alugado (4,06%), residência própria (2,14%) e 0,39% em alojamento na UFPB e albergues, cada.

O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$114,26 por dia. Já o gasto médio total dos turistas que visitou a RMJP durante o período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013 foi de R$1.483,14. A alimentação fora do domicílio foi citada como o maior gasto 35,98%. O segundo maior gasto foi com hospedagem (23,02%), logo após aparece diversão (21,08%) e compras (15,28%).

Procedência e transporte
A maioria dos turistas (38,10%) da RMJP é procedente da Região Nordeste. Destes, a maior parte vem de Pernambuco (34,01%), em segundo lugar aparecem os turistas procedentes de outras cidades da Paraíba (25,89%). Em relação às regiões do Brasil, o segundo maior número de visitantes vem do Sudeste (36,75%), entre estes, a maior parte (43,68%) é oriunda de São Paulo. Da Região Centro-Oeste foi apontado um percentual de 13,35% de turistas, da Região Norte 5,61% e Sul 5,03%. Ainda de acordo com o levantamento, 1,16% dos turistas são estrangeiros.

O transporte utilizado por 40,43% dos turistas foi o avião, já que uma parcela expressiva dos visitantes é proveniente de regiões distantes, como Sudeste e Centro-Oeste. Em seguida, aparece o automóvel particular, utilizado por 26,70%.

Infraestrutura Urbana
De acordo com os resultados obtidos, o serviço de táxi foi o que apresentou melhor desempenho na avaliação da infraestrutura urbana, sendo aprovado por 87,39% dos entrevistados. Em seguida, aparecem sinalização urbana (80,21%), serviços de comunicação (76,51%), segurança pública (73,42%), transporte público (69,63%), limpeza pública (64,40%) e serviços médicos (51,85%).

Pontos positivos e negativos
Quanto aos pontos positivos encontrados no estado, 49,32% dos entrevistados destacaram a beleza das praias. Em seguida, aparece o pôr do sol de Jacaré (36,75%), Areia Vermelha (32,88%), a Praia de Coqueirinho (29,01%) e os pontos turísticos da RMJP (23,21%). Também tiveram destaque a praia do Cabo Branco (18,96%), a beleza da praia de Tambaba e do Farol de Cabo Branco com 18,38% cada, a receptividade do paraibano (18,18%) e o passeio de Picãozinho (17,99%). Além disso, a programação de verão Extremo Cultural e Fest Verão Paraíba e a Estação Ciência Cabo Branco obtiveram 17,79% das citações cada. Neste quesito, os participantes também puderam citar mais de uma opção.

Já os pontos negativos mais citados pelos turistas foram: o atendimento muito lento nos bares e restaurantes (45,54%), serviço de comunicação ruim nas praias do litoral norte e sul (36,99%) e a falta de limpeza pública nas praias do litoral sul, principalmente, na praia de Coqueirinho (25,99%) e na Lagoa do Parque Solon de Lucena (21,60%).

Perfil do Turista
Do total de entrevistados, 29,01% possui idade entre 26 e 35 anos, e 51,84% são casados ou vivem em regime de união estável, enquanto 41,01% são solteiros. A maioria dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão é constituída por homens, totalizando 50,87%. Em relação à escolaridade, a maioria (42,94%) possui nível superior completo, seguido por 23,79% com nível médio. Do total pesquisado, 24,95% trabalham em empresas privadas, 24,19% são funcionários públicos, seguidos por 17,21% de autônomos e 10,64% de estudantes.

No que condiz à faixa salarial, 22,82% declararam receber entre R$1.245,00 e R$3.110,00, enquanto 17,02% têm rendimentos acima de R$6.220,00. Um grupo de 12,38% dos entrevistados não tem ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, são dependentes do cônjuge ou são estudantes.

A Paraíba aparece, mais um ano, como destino familiar. Do total de turistas, 55,13% estavam acompanhados por seus familiares.  Em seguida, aparecem os que estavam viajando sozinhos (26,89%) e em grupo (15,28%).

Metodologia
A pesquisa ouviu 517 turistas entre os dias 26 de dezembro de 2011 e 11 de janeiro de 2012, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto e terminais rodoviários. O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.

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