Ciclistas percorrem o Brasil em 500 dias chegam a Paraíba

Pedalar é precisoPouco dinheiro e uma vontade de conhecer o Brasil em duas rodas. Este foi o ponto de partida da dupla goiana, Diego Mendonça e André Roriz, ambos 27 anos, que estão percorrendo o Brasil há 10 meses. “Se fosse para escolher um símbolo para identificar liberdade, certamente a bicicleta estaria bem no alto da lista”, disse Diego.

Eles embarcaram no Projeto "Pedalar é Preciso" que tem o objetivo viajar de bicicleta por 17 estados brasileiros durante 500 dias com o objetivo de divulgar o Cicloturismo.


Pedalar é precisoA dupla já percorreu os Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, ao todo já foram 5.700 Km pedalados.
Renúncia
Diego deixou o emprego em uma empresa de informática de Goiás, abandonando a estabilidade e o medo para trás.
“Temos uma vontade muito grande de conhecer boa parte do país da forma mais econômica e sustentável possível. Encontrar diversas pessoas, viver todo dia um dia diferente. Fazer uma loucura, uma aventura, algo fora do nosso cotidiano e ter muita história para contar”, falou Diego.
Pedalar é preciso
Custo da viagem
Eles guardaram um dinheiro de reserva e tiveram que aprender a economizar. Quando a grana aperta o bolso, a dupla que viaja com violão e escaleta, realiza apresentações em bares e restaurantes da localidade.

“Foi uma experiência muito positiva para nós ter conseguido fazer um pequeno pé de meia musical”, comentou Diego.
Eles também contam com ajuda de colaboradores para mais informações existe uma site do projeto, www.pedalarepreciso.com.br.
Pedalar é precisoNa Paraíba, eles receberam apoio do Pedal Jampa. Grupo criado há cinco anos, por amigos apaixonados pelo esporte. Hoje, o Pedal Jampa é presidido por André Nascimento. Cerca de 90 pessoas integram o grupo.
Um dos objetivos do grupo é conscientizar as pessoas que a bicicleta tambem é um meio de transporte. “A bicicleta não deve ser usada apenas para diversão. Podemos usá-la como meio de transporte. O uso da bicicleta é muito saudável ao corpo e não poluí o meio ambiente”, disse André Nascimento.
Pedalar é preciso
Fatos curiosos
Nesta trajetória, os ciclistas já passaram três dias em alto mar e sem comida, sendo resgatados pelo Corpo de Bombeiro em uma das praias do Litoral brasileiro.

Outra vez, pegaram carona em transportes pouco convencionais, como um trator, quando passavam em um canavial de Pernambuco.
A previsão de chegada da dupla a Goiânia será em janeiro de 2013.
Portal Correio