Chuvas devem voltar a atingir o interior da Paraíba em Dezembro

Nuvem em formato Cumulo NimbusOutubro e novembro foram meses em que choveu acima de média em muitos municípios do semiárido paraibano. Há vários dias não chove no interior do estado, no entanto, esse quadro deve mudar na segunda quinzena de Dezembro, em que há boas chances de retorno das chuvas para aliviar o forte calor registrado, neste que é o mês mais quente do ano.

Dezembro é o segundo mês que constitui a pré-estação chuvosa do setor norte do nordeste, e sinaliza a ocorrência das primeiras precipitações pluviométricas que definem a aproximação do período chuvoso do próximo ano. Vale lembrar mais uma vez, que as chuvas que ocorreram em outubro e novembro são atípicas para o semiárido paraibano, e foram influenciadas pela presença do fenômeno oceânico – atmosférico La Niña, que agora no início de Dezembro encontra-se com intensidade variando de fraca a moderada, ou seja, atualmente o Oceano Pacífico Central está com temperaturas entre 1°C e 1,5°C, no entanto, o fenômeno deve ganhar força nas próximas semanas, podendo atingir seu ápice entre o mês atual e fevereiro próximo. Dessa forma, é provável que acompanhando o fortalecimento do fenômeno La Niña, as chuvas possam se intensificar nos próximos meses.

Em muitos municípios do semiárido paraibano as chuvas de Dezembro devem variar entre as categorias normal e acima da média. No entanto, deve-se alertar para a alta variabilidade espacial e temporal das chuvas principalmente em 2012, mesmo com a presença do fenômeno La Niña, as chuvas de 2012 deverão ser irregulares. Assim falar em bom inverno no semiárido não significa dizer que as chuvas serão regulares, mas que a possibilidade de seca está totalmente descartada para a região.

Rodrigo Cézar Limeira –(meteorologista) – Equipepatosonline.com