Coincidência ou fatos traçados ou permitidos pelo divino, o fato é que no acidente que tirou a vida de 13 pessoas no Sertão da Paraíba, os caminhos das vítimas acabaram se cruzando numa sucessória linha de fatos que levaram todas elas a estarem juntas no mesmo dia e no mesmo veículo.
O acidente de grandes proporções jamais registrado na história da cidade de Patos, é envolto de sucessivas narrativas que deixam todos nós pensativos. A partir de fatos e historias contadas por parentes e amigos das vítimas é que tudo leva crer que eles deveriam estar juntos no dia 4 de dezembro na Van de placas NQC-3724- Patos, dirigida por José Alves Torres, 52 anos, que também morreu no acidente.
Dois empresários patoenses morreram no acidente. Janete de Sousa Emiliano, 50 anos, proprietária de uma loja de roupas e o cunhado dela, o também empresário José Arimateia Simões de Melo, 54 anos.
Janete Emiliano vinha de João Pessoa na Van com seu cunhado, José Arimateia, que faleceu também. Os dois viriam de táxi, mas por duas vezes os taxistas não compareceram para pegá-los. Conseguiram vir de Van, numa viagem que deveria acontecer somente nesta terça, 06, mas em Soledade o veículo apresentou defeito e tiveram que ser transferidos para outra Van, a que se envolveu no acidente, segundo o esposo de Janete, o contabilista Francisco Simões. "Fiquei esperando por eles no Posto Tigrão para evitar que demorassem a chegar em casa, já que as vans demoram deixando os passageiros em casa", enfatizou, o qual ficou sabendo do acidente através de policiais da PRF.
Os dois estão sendo velados numa mesma residência foram enterrados nesta manhã de terça-feira no mesmo cemitério.
A missionária evangélica Maria das Neves Oliveira, 65, também morreu ao ficar presa nas ferragens. Ela vinha a Patos para pregar a Palavra de Deus deveria ter chegado a cidade em um carro oferecido por um pastor, mas ela teria afirmado que preferia seguir viagem para chegar logo a Igreja Filadélfia Pentecostal para pregar na festa das Senhoras que acontecia no fim de semana.
Os irmãos ficaram esperando um bom tempo, com o culto já iniciado, a chegada da missionária, mas ela não chegou. À espera da serva de Deus, os irmãos foram aquietados pelo pastor que sem saber o que estava para acontecer, afirmou que a demora poderia ser um livramento de Deus para sua vida.
Minutos depois, o telefone toca e os irmãos foram avisados pelo pastor no meio da celebração que ela estaria próximo à Santa Luzia e dentro de instantes ela estaria na igreja para pregar a Bíblia. Momentos depois, a Van se envolveu no acidente entre Santa Luzia e São Mamede no KM 300 da BR-230.
Os fatos seguem numa linha sucessória para que todos estivem juntos.
Três das 13 vítimas fatais do acidente, haviam chegado de São Paulo por volta das 10h15 da manhã do domingo no aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, na grande João Pessoa.
Francisca Procópio da Silva, 34, e seus dois filhos Juan e Kauê da Silva, 11 e 6 anos, respectivamente, estavam felizes por voltar a sua terra natal, o Sítio Emas em Cacimba de Areia, segundo informou a irmã de Francisca, Maria de Fátima da Silva.
"Fazia quinze anos que Francisca não visita nosso pai. O marido dela ficou em São Paulo e ela veio com os dois filhos. Infelizmente aconteceu esse acidente. Os filhos dela sempre pediam para conhecer os avós. Ela decidiu vim passar o fim de ano com a família após 15 anos", disse abalada a irmã da vítima.
Ela contou que sua irmã viria de ônibus para Patos, mas acabou decidindo vim de Van.
Em Soledade, Francisca ainda falou com a irmã por telefone e brincou dizendo que estava voltando para casa. A irmã retrucou: "voltando para casa?". Francisca disse, sim, voltando para minha casa aí. Os sobrinhos também falaram com a tia e brincaram demonstrando a felicidade de conhecer a família pela primeira vez.
Eles não chegaram ao seu destino final. Francisca disse que as horas se passaram e os familiares ficaram aflitos. Ligaram para o telefone do motorista e quem atendeu já foi o policial rodoviário que comunicou da tragédia.
Outras vítimas também vinham em outra Van que apresentou problemas mecânicos fazendo com elas seguissem viagem na Van que envolveu no acidente.
Hora Exata