Projetos buscam evitar que motociclistas escondam o rosto

Projetos de lei em discussão na Câmara Federal querem evitar que capacetes de motociclistas sejam usados para esconder o rosto de criminosos.

A ideia de um dos projetos é obrigar a impressão da placa da moto nos capacetes, e outro texto obriga o uso de colete também com o número da placa do veículo.

A identificação de condutores e passageiros de motos é uma das preocupações do deputado Eduardo Sciarra, do PSD do Paraná, relator das propostas.

O parlamentar quer encontrar uma solução viável para reduzir o crescente uso de motocicletas em ações de roubos e assaltos, com fuga rápida, sem que seja possível reconhecer os bandidos protegidos pelo capacete.

"Algumas experiências que nós sabemos, na Colômbia tem uma experiência nesse sentido, e lá disse que reduziu o número de assaltos com determinadas imposições da legislação", enfatizou o deputado.

O deputado acredita que a identificação dos condutores não deve prejudicar com altos custos os profissionais que se utilizam das motocicletas e similares para o trabalho.

Agencia Câmara