O prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas Lopes de Sousa(Dr. Chagas) foi condenado pela Justiça da Comarca de Patos por danos morais por acusações contra a esposa do ex-prefeito Dr. Umberto Marinho, Otanile Trindade de Morais Lima(Niúda) na campanha de 2008 no município de São Mamede.
Ainda no ano de 2009 o atual prefeito de São Mamede foi condenado por danos morais a pagar à Niúda o equivalente a R$ 3.000,00 (três mil reais), após a acusada entrar com ação na Justiça por reparação por danos morais.
Não satisfeito, Dr. Chagas resolveu interpor recurso contra a referida decisão em seu desfavor. Após aproximadamente três anos do ocorrido, ao final do mês passado, enfim, foi publicado o Acórdão mantendo a sentença contra o prefeito por meio do juiz Henrique Jorge Jacome de Figueiredo, relator do processo.
As acusações infundadas se deram na campanha para prefeito última quando durante um dos comícios da situação o então candidato Dr. Chagas (hoje prefeito) denegriu o nome de Dra. Niúda Morais (esposa do candidato oposicionista) acusando-a de envolvimento no caso "Itó Morais".
Niúda entrou com a representação contra o prefeito e acabou ganhando judicialmente. Na sentença, o relator julgou pela manutenção da sentença em desfavor contra o prefeito.
Já a juíza Ana Maria do Socorro Hilário, 2ª vogal no processo, julgou pelo afastamento do dano moral, mas acabou sendo voto vencido já que o juiz 1ª vogal do processo, Luzivando Pessoa Pinto, acompanhou o relator.
Niúda disse que sempre esteve tgranquila que a Juatiça seria feita já que tinha consciência tranqüila quanto às acusações descabidas e irresponsáveis. "O que se viu naquela campanha foi um show de baixarias durante a realização dos comícios da situação, conseguindo cada vez mais se superar, comício a comício", lembrou ela que se disse aliviada.
Hora Exata