PF prende paraguaio e três brasileiros com 95 kg de maconha; droga tinha a PB como destino

PF prende paraguaio e três brasileiros com 95 kg de maconha; droga tinha a PB como destino
Um paraguaio e três brasileiros foram presos e 95 quilos de maconha foram apreendidos durante uma ação de rotina da Polícia Federal na madrugada desta quinta-feira (18). As prisões aconteceram no Trevo do Ibó, no município de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, após uma revista minuciosa em um dos veículos abordados. De acordo com a PF, a droga vinda do Paraguai seria levada para a Paraíba.

Foram presos o paraguaio Nelson Osvaldo Duarte Lopez, 34 anos, o catarinense Leandro Fernandes Albano, 24 anos, o potiguar Janailson Dionisio da Silva, 21, e o paraibano Alexandre Vieira Dutra, 24.

Leandro foi abordado em um Montana, onde os policiais federais encontraram uma armação de ferro bastante camuflada na capota da carroceria. As barras estavam recheadas com vários tabletes de maconha, totalizando 95 quilos da droga.

Já Janailson, Nelson e Alexandre, este último é apontado pela PF como líder da quadrilha, estavam escoltando o Montana dirigido por Leandro. O trio fazia a cobertura com uma Pajero, de acordo com a Polícia Federal.

Segundo a PF, a maconha apreendida é oriunda do Paraguai e estava sendo levada de São Paulo para ser distribuída em São Bento, na Paraíba. Durante os interrogatórios, apenas Alexandre confessou o tráfico e relatou que os outros presos tinham conhecimento da existência da droga.

Ainda de acordo com a PF, apreensões de maconha do Paraguai no Sertão estão cada vez mais frequentes. Isso acontece por conta do combate à produção de maconha em território nacional através das operações de erradicação de plantações. Somente este ano, a PF erradicou no Sertão pernambucano mais de 800 mil pés da erva dentro da Operação Caruá.

Após a prisão, os quatro foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro. Eles foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. Caso sejam condenados, eles poderão pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Os acusados foram encaminhados para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde estão a disposição da Justiça.

Esta é a 17ª apreensão de drogas realizada pela PF este ano em Pernambuco. Até agora, 32 homens e quatro mulheres foram presos por tráfico. A quantidade de droga apreendida é de 287,4kg de pasta base de cocaína, 22,1kg de crack e 613kg de maconha, sem contar com as apreensões no Aeroporto dos Guararapes.

No ano passado, 49 homens e 11 mulheres foram presos por tráfico. A quantidade de material entorpecente apreendido foi de 83,9kg de pasta base de cocaína, 43,9kg de crack, 10,1kg de cocaína, 1,5 toneladas de maconha e 438 ampolas de lança perfume.  

Pernambuco.com