
O governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou nesta segunda-feira (25) que a rede de fibra ótica que será implantada na Paraíba vai melhorar a perspectiva de conhecimento, no estado, porque trará interligação entre os órgãos que fazem ensino, ciência, e tecnologia, dando outro impulso à pesquisa. Uma parte da rede vai ficar subterrânea e outra aérea. A rede é dar maior rapidez à troca de informações. Uma das apostas é também ampliar a internet gratuita no estado.
Segundo Coutinho, a rede de fibra ótica “vai colocar a Paraíba em outro patamar”, frisa. Serão 940 quilômetros de infovias, de uma rede de alta complexidade na transmissão de dados, voz e imagens que serão instalados na região metropolitana de João Pessoa até o final do ano.
“Após essa primeira etapa (que custará 4,5 milhões) aqui na região metropolitana de João Pessoa, que dá cerca de 60 quilômetros de cabo de fibras óticas, nós vamos interligar com Campina Grande, que já tem a sua rede de fibra ótica e vamos chegar na segunda etapa até o alto sertão, Cariri e Curimataú”, afirma o governador.
“Eu não tenho dúvida que em uma geração esse estado estará muito mais desenvolvido”, acredita Coutinho. Após a primeira etapa do trabalho será feita a ligação da Capital com Campina Grande e na terceira etapa a ligação até Cajazeiras com extensões para o Cariri e Curimataú. “Ou seja, a Paraíba vai ter as suas grandes espinhas dorsais atingidas por essa rede de fibra ótica”, completa.
Pedro Callado com Fernando Braz