As datas foram definidas em reunião realizada na noite desta terça-feira (19), no auditório da Cinep, e apresentadas pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, à equipe que trabalhará durante os jogos. Representantes de pelo menos 100 escolas públicas e privadas da 1ª Região de Ensino e de entidades que trabalham com portadores de deficiência participaram do encontro.
O secretário executivo José Marco apresentou as modificações no regulamento e discutiu assuntos como cerimônia de abertura, período de inscrição e realização das competições. “Temos a grande novidade esse ano que é um software específico para inscrever as escolas, atletas e técnicos. Estamos modernizando os jogos com esse novo sistema de inscrição”, disse.
Nos Jogos Escolares 2011 as disputas ocorrerão em 12 modalidades: judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, futsal, futebol de campo, voleibol, basquetebol, ciclismo, handebol e badminton, este último sendo enquadrado no calendário pela primeira vez. “Essa nova modalidade que é o badminton já existe na programação das Olimpíadas Escolares Brasileiras, então, resolvemos inseri-la para motivar a prática desse esporte”, disse o professor Mineiro, um dos coordenadores dos Jogos.
Os Jogos Paraescolares serão disputados em oito modalidades: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, bocha, voleibol sentado, goalball e futsal de cinco.
Secom-PB