Blogueiro é proibido de filmar sessão na Câmara de Vereadores de Várzea-PB

Câmara de Vereadores de Várzea-PBBlogueiro foi proibido, pela Presidente da Casa, Vereadore Mailde Verônica, de fazer imagens na abertura dos trabalhos (2011) da Câmara Municipal de Várzea – “Desligue a Câmera se não eu vou chamar a polícia”
O Blogueiro Jefte News, do Blog www.jeftemews.blogspot.com foi impedido, hoje, sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2011, de gravar, com uma câmera digital, as imagens referentes a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Várzea-PB.
A Jefte também foi determinado para que desliga-se seu equipamento sob ameaça de se chamar a polícia caso descumprisse tal ordem.
Abalado pelo constrangimento, Jefte Costa se retirou da casa legislativa.
De acordo com Jefte e com o vídeo, a Presidente da Câmera de Vereadores de Várzea, Casa José Peregrino de Araújo, a vereadora Mailde Verônica, mandou que o blogueiro Jefte Costa, do Blog Jefte News, desliga-se o equipamento (máquina digital utilizada na ocasião para filmar a sessão com intuito de disponibilizar as imagens para que os filhos ausentes da cidade, bem como, os munícipes que não puderam ou podem (nessa e em futuras sessões) comparecerem a e as sessões, que possam assistir, de onde quer que estejam, as sessões, e somente assim, saberem e ou ficarem a par de como estão os trabalhos na e da referida casa).
Narrativa de acordo com o depoimento de Jefte:
Jefte chega a Casa Legislativa, senta na galeria e liga seu equipamento.
A Vereadora Mailde Verônica, Presidente da Câmara, observando a atitude do blogueiro, chamou o seu filho, o Escrivão de Polícia Civil de Várzea, Francisco Lindeildo, conhecido popularmente como “Tico de Arnaldo”, que, diga-se de passagem, não é funcionário da casa em questão, porém, realiza trabalhos nesta casa legislativa, que segundo os vereadores Windson Amaral e Júnior Medeiros, o mesmo, “Tico de Arnaldo”, infringe o regimento interno da casa, a qual sua mãe é presidente, pelo fato de atuar na mesma não sendo um servidor da Casa José Peregrino de Araújo, e mandou que ele, “Tico de Arnaldo”, falasse com Jefte Costa para desligar o equipamento.
“Tico de Arnaldo” ficou acenando para que Jefte Costa se dirige-se a um recinto que é utilizado como arquivo da casa, bem como, a copa da casa, onde se faz o café e entre outros.
Jefte, percebendo as constantes insistências de “Tico”, para que o mesmo fosse até o recinto, disse que o mesmo viesse até onde ele estava, e permaneceu sentado, quieto, e apenas realizando sua filmagem.
Antes de “Tico” ir até onde Jefte estava na galeria, local aberto ao público de um modo geral, a presidente da Câmara, Mailde Verônica, interrompeu a sessão e falou em voz alta dirigindo-se a Jefte, na presença de todos e numa tonalidade arrogante, que de acordo com o vereador Windson Amaral, abusando de seu poder no que diz respeito a um direito do cidadão e disse: – “Desligue a Câmera se não eu vou chamar a polícia”.
Observem no vídeo que, na sua primeira abordagem, ao CIDADÃO, a PRESIDENTE da Câmara já o ameaça, a Jefte Costa, de chamar a polícia para o mesmo.
Uma Pergunta?
Ele cometeu um algum tipo de CRIME ou BADERNA que se justifique tal ato de chamar a polícia?
Entendendo o regimento da casa:
Veja o que diz o artigo 53:
“Art. 53 – No recinto do plenário, durante a sessão só serão admitidos os vereadores, servidores em serviço e convidados”.
De acordo com os vereadores Windson Amaral e Júnior Medeiros, “Tico de Arnaldo” ainda realiza trabalhos de ordem administrativa, como, preenchimento de cheques, depósitos e saques em conta bancaria, compras de mercadorias e entre outras atividades que são de responsabilidade de servidores da própria casa legislativa.
O regimento interno da casa legislativa, em nenhum artigo, se resguarda da proibição que impeça cidadão comum ou de imprensa de realizar filmagens na e da galeria da referida casa.
Veja o que diz o artigo 87:
“Art. 87 – As sessões ordinárias terão inicio 19h00, com duração de duas horas, as segundas-feiras”. Este artigo está, de acordo com os vereadores Windson Amaral e Júnior Medeiros, está sendo descumprido pela presidente.
Veja ainda o que diz o artigo 51:
“art. 51 – Qualquer cidadão pode assistir as sessões nas galerias, desde que guarde o silencio e respeito sendo compelido a sair imediatamente do edifício, caso esteja inviabilizando os trabalhos e não atenda a advertência do presidente”.
Observem que a presidente não tão somente o advertiu, mas já o ameaçou de chamar a polícia.
Pelo nosso entendimento não é uma simples advertência, e sim, se caracteriza uma ameaça.
De acordo com Jefte, “Tico”, ao se aproximar, Jefte já com a câmara desligada, também o ameaçou de chamar a polícia e fazer o BO (boletim de ocorrência) contra o mesmo se ele não desliga-se o equipamento.
Uma pergunta solta no ar:
O que acontece ali que não poderia ser filmado e mostrado a sociedade?
Não é uma casa do povo e para o povo, fazendo parte dela todos os representantes que, o povo, escolheu para representa-los?
Em seguida, depois de todo constrangimento, Jefte se retirou do recinto com sua máquina desligada.
Opinião/questionamento Rede Sertão PB - Até quando teremos que ficar reféns de atitudes autoritárias como esta, que só servem para vendar os olhos, tapar os ouvidos e calar as vozes do povo dentro de um poder que é constituído pelo próprio povo?
Que País é esse?????Que País é esse?????
image
A Rede Sertão PB procurou a opinião de outras pessoas, até mesmo de vereadores e presidentes de partido sobre a questão.
Todos concordaram que foi uma atitude precipitada e infeliz da Presidente da referida casa.
Evidentemente que a Rede Sertão PB respeita qualquer opinião contraria.
Sempre acreditamos que não existe uma verdade absoluta.
Por esta razão, estamos abertos a apresentação de qualquer tipo de opinião.
Agora, para um caso como esse, nos colocamos incondicionalmente a favor do Blogueiro, não pelo fato de ser um parceiro, e sim, em defesa da LIVRE LIBERDADE DE IMPRENSA, como também, da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, Condições essas asseguradas por lei.
Democraticamente, assim como recebemos a denúncia, em vídeo a áudio, também abrimos um espaço para que as outras partes envolvidas possam dar suas versões sobre os fatos.
Contato Rede Sertão PB - (83) 9123-2233 E 9965-0995
Matéria: Henrique Melo

Imagens e Edição: Sidney Silva
Fotos Ilustrativas: Internet
Foto da Câmara de Vereadores de Várzea-PB: Jefte News
Vídeo da Câmara de Vereadores: Jefte News
Confira o Vídeo:

Lembramos que as imagens feitas por Jefte News na Câmara de Vereadores de Várzea-PB, no momento em que a Presidente da Casa, a vereadora Mailde Verônica ameaça o blogueiro de chamar a polícia e o manda desligar o equipamento, estão no final do vídeo.