A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, entregou nesta quinta-feira (14) uma piscina semi-olímpica, calçada com piso tátil na área externa de acesso à entrada do órgão, um gabinete oftálmico e um veículo Van. A programação da Semana da Criança teve a participação de todos os funcionários da Funad e centenas de beneficiários e seus familiares.
A piscina mede 25x13 metros, vai ter escada adaptada aos portadores de deficiência e destina-se aos trabalhos esportivos de reabilitação, ambientação ao meio líquido e iniciação, além de natação de rendimento. A previsão de atendimento mensal é de 480 pessoas. O público alvo será formado por pessoas com deficiência na área mental, visual, física, auditiva, múltipla e com altas habilidades.
A presidente da Funad, Rosália Maria Lins de Araújo, afirmou que a piscina é a concretização de um sonho de vinte anos. Ela pediu atenção especial das mães e dos funcionários para que as crianças e jovens utilizem com segurança o equipamento. A água da piscina será filtrada a cada seis horas. “Essa piscina é a maior glória para os usuários que agora terão aqui na Funad o trabalho de reabilitação”, declarou. Há um projeto em elaboração que é a instalação de uma academia para familiares de crianças e adolescentes assistidos pela Funad.
Leandro Francisco da Silva, 25 anos, é assistido pela Funad e fazia natação nas piscinas da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, antigo DEDE. Agora, sua reabilitação será feita na piscina da Funad, o que facilita sua vida e a dos demais usuários. Alcides Bezerra de Luna, 25 anos, também comemorou a conquista da piscina, pois não precisará mais se deslocar para fazer natação em outro local.
Os 126 metros de piso tátil, segundo informações da diretora Técnica da Funad, Luíza Barsi, possuem superfícies de relevo que orientam as pessoas com deficiência visual, facilitando o seu acesso ao prédio. Por mês, a Funad atende a duas mil pessoas. A presidente do órgão, Rosália Maria, também informou que já se encontra em processo licitatório o projeto para implantação do piso tátil da área interna da Funad. O consultório oftalmológico é destinado ao atendimento de deficientes visuais ou pacientes com baixa visão e vai atender uma média de 120 pacientes por mês.
Clickpb