Maranhão projeta mais ações para saúde e segurança em 2010, e destaca crescimento econômico da PB

O governador José Maranhão fez uma avaliação da gestão desempenhada em 2009, ao passo em que projetou novas ações para o ano que vem. Reconstrução de hospitais de referência e entrega de novas viaturas para as polícias são medidas a serem executadas em 2010.


“Vamos receber, de janeiro para fevereiro, 150 camionetas com todos os equipamentos para a modernização da ação policial, além de motocicletas em lugares em que elas se mostram mais eficientes que veículos de quatro rodas”, disse.

Maranhão também comentou a economia da Paraíba em 2009, com quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e, por outro lado, crescimento no ICMS.

“A queda da receita se deu por dois fatos econômicos: o primeiro, a crise internacional, e em segundo plano, a crise da queda de receita do FPE, propiciada pela isenção tributária concedida à indústria automobilística e da chamada linha branca. Apropriou-se de parte da receita que forma o FPE, que é a receita de IPI. Apesar de tudo, enfrentamos o desafio e podemos dizer que a Paraíba está se saindo bem. Qual foi o milagre? Penso, sem falsa modéstia, que foi a habilidade para buscar recursos externos para financiar essas obras”, avaliou.

E como não poderia deixar de ser, a sucessão estadual em 2010 também foi tema de pergunta ao governador, principalmente pela perspectiva de enfrentar um ex-aliado nas urnas. “Eu acho que não faz diferença. Não quero discutir se Ricardo Coutinho devia ou não ser candidato ou honrar os compromissos. Vou à luta, confiante em Deus e no grau de politização e consciência do povo paraibano”, comentou, reforçando ainda a confiança a partir do apoio do PT, que tem o vice na atual gestão e elegeu um presidente estadual que integra a base de sustentação do Governo do Estado.