Empreguismo incha folha de 172 prefeituras em 8 meses

Apesar da crise que atingiu os municípios brasileiros este ano, que ocasionou queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), as prefeituras da Paraíba continuam “inchando” os orçamentos com a contratação de servidores em regime de cargo comissionado e prestadores de serviço.


Informações disponibilizadas no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), revelam que 172 prefeituras paraibanas (77%) tiveram aumento de servidores no período de janeiro a agosto deste ano.

A prefeitura de Santana dos Garrotes lidera o ranking, chegando a dobrar a quantidade de servidores em sete meses (119%). Apenas 14 municípios não tiveram nenhum tipo de acréscimo. Outros 22 reduziram o número de servidores em seus quadros.

No levantamento, as informações referentes às prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Caldas Brandão, Emas, Junco do Seridó, Juru, Riacho dos Cavalos, São João do Rio do Peixe, São José de Espinharas, São José do Brejo do Cruz, São José dos Ramos, Serra Grande, Sobrado, Tavares e São José do Bonfim aparecem como inconsistentes.