Entre tantas indefinições, uma certeza: oposição continua dividida para 2010

As mudanças de partido, finalizadas ontem, já permitem traçar um cenário de como vão ser as eleições de 2010 na Paraíba. Pelo lado das oposições a expectativa é que as principais forças políticas apresentem duas candidaturas: Ricardo Coutinho e Cícero Lucena. Do lado situacionista, existe como certa a candidatura a reeleição do governador José Maranhão, pelo PMDB. O PT ainda está dividido entre José Maranhão e Ricardo Coutinho.


O senador Cícero Lucena (PSDB) já por diversas vezes tem dito que não abre mão da sua candidatura ao Governo do Estado em 2010. Ele não quer nem ouvir falar de uma aliança com o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. Cícero preside o diretório estadual do PSDB e defende que o partido tenha candidatura própria a governador.

O partido do senador está dividido. A ala ligada ao ex-governador Cássio Cunha Lima defende para já uma aliança com o prefeito da Capital. O deputado Zenóbio Toscano teme pelo fiasco da candidatura de Cícero Lucena, tal como aconteceu com a candidatura de Ulisses Guimarães na eleição presidencial de 1989.

No PSB não existe mais nenhuma dúvida de que Ricardo Coutinho, o maior líder do partido, seja mesmo candidato a governador. O próprio prefeito acredita que mais cedo ou mais tarde a sua candidatura estará ganhando as ruas de toda a Paraíba. O partido tem buscado firmar alianças com vistas a fortalecer o nome de Ricardo.

Ricardo está no páreo confiante de que seu nome conseguirá a união das oposições para derrotar o esquema político do governador José Maranhão. Por seu turno, Maranhão amplia os apoios e tenta manter a aliança com o PT, que poderá novamente indicar um nome para a chapa majoritária.