Prefeito Zezé celebra inauguração de nova sede do Campus do IFPB em Santa Luzia e destaca ampliação de parceria


“Empreendimento é de fundamental importância para o desenvolvimento da educação e formação profissional de jovens de Santa Luzia e Região do Vale do Sabugi”, disse o prefeito.

O município de Santa Luzia passou a contar com uma nova sede para o Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O prédio instalado em área de quase 60 mil metros quadrados, no bairro Cidade Universitária, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) em solenidade prestigiada, com as presenças de estudantes, professores, funcionários e diversas autoridades. O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé prestigiou a inauguração e destacou a continuidade e ampliação da parceria que a Prefeitura de Santa Luzia mantém com o IFPB.

O evento contou com apresentações da Banda Duarte Machado e da quadrilha junina Explode Sabugi. O padre Erivaldo Alves, pároco da Igreja Católica de Santa Luzia, concedeu a bênção oficial ao novo prédio do Campus do IFPB.

O prefeito Zezé destacou que a Prefeitura Municipal tem sido parceira desde o início das atividades do Instituto Federal, em Santa Luzia, por meio da cessão de prédios públicos para realização das aulas, bem como a seguridade no pagamento mensal de despesas, a exemplo da energia, entre outras. No município, o Instituto Federal da Paraíba conta com cerca de 350 estudantes, 18 servidores e 12 terceirizados.

“O nosso objetivo é sempre promover a valorização da educação em Santa Luzia. Compreendemos a importância da inauguração do Campus do IFPB no município, e com isso, continuaremos atuando em parceria com a instituição, na construção de um melhor acesso ao prédio, além da implantação de outros equipamentos públicos na região que melhorarão a qualidade de vida e de ensino para estudantes, professores, funcionários e para os moradores da área”, frisou o prefeito Zezé.

O vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega – Chicão, que na solenidade representou o deputado federal Hugo Motta, também enalteceu a importância do novo Campus para o desenvolvimento da educação em Santa Luzia. “Santa Luzia é um berço de notáveis que venceram na vida por meio da educação. Hoje, presenciamos um novo Campus do IFPB com oferta gratuita e acessível de cursos para os nossos jovens. Isso favorece a geração de profissionais mais capacitados no futuro”, comentou.

O reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, participou da solenidade por meio de videoconferência. Ele destacou a importância da nova sede do Campus para a comunidade estudantil. “Esta inauguração foi possível graças ao esforço de muitas pessoas, entre autoridades políticas que se empenharam, e precisamos destacar a importância da parceria com a Prefeitura de Santa Luzia desde o princípio da implantação do Campus Santa Luzia. É dever do IFPB reconhecer quem é quem nessa luta pela consolidação da educação profissional e tecnológica em Santa Luzia e municípios da região do Seridó paraibano”, frisou.

Ainda segundo Nicácio, o Campus Santa Luzia vem ganhando notoriedade no interior da Paraíba como um dos mais promissores empreendimentos de educação da região com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão, pois a instituição paraibana incentiva o protagonismo estudantil por meio de programas sociais, esportivos e culturais de grande relevância para a formação de jovens trabalhadores.

PARCERIA

O diretor-geral do Campus do IFPB em Santa Luzia, professor Jerônimo Nóbrega, gestor da unidade desde 2014, destacou a importância da nova sede para o desenvolvimento do ensino técnico favorecendo centenas de estudantes que hoje estudam na instituição, bem como as gerações futuras que passarão a contar com um equipamento amplo, estruturado e com excelência na qualidade de ensino.

Ainda segundo ele, o Campus continuará funcionando provisoriamente em prédio cedido pela Prefeitura, no Centro de Santa Luzia. Mas, novos equipamentos já estão em licitação para a preparação geral da sede para receber toda a comunidade acadêmica a partir do ano letivo de 2023.

“As aulas ocorrerão na nova sede apenas no próximo ano para não prejudicar centenas de alunos que estão cumprindo o calendário normal de aulas. Diante disso, agradecemos a Prefeitura de Santa Luzia e ao prefeito Zezé por sempre estarem dispostos a colaborar com o IFPB, mantendo uma parceria sólida desde o início das instalações em Santa Luzia, que foram ampliadas nos últimos anos e que continuarão pelo bem da educação em Santa Luzia”, frisou Jerônimo Nóbrega.

A solenidade contou com as presenças da pró-reitora de Ensino do IFPB e reitora eleita para assumir a instituição no próximo mandato, professora Mary Roberta Meira Marinho; da titular da 6ª Gerência Regional de Educação, Genilúcia Medeiros de Araújo, que representou o governador João Azevêdo; da primeira-dama do município, Maria Lúcia Lira Araújo; do presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Thiago Araújo; dos vereadores Netto Lima, Galvincio, Milton Lucena, Tibério Morais, Ricardo Morais; do secretário Chefe de Gabinete do prefeito, Valdomiro Pereira; das secretárias Fátima Sales (Educação) e Tereza Nóbrega (Cultura, Ciência & Tecnologia); do secretário Mário Medeiros (Produção Rural), do senhor Aderaldo Ferreira, que fez a doação do terreno onde foi construído o Campus; prefeitos, ex-prefeitos, vereadores da Região do Vale do Sabugi; entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria