Em audiência no TCE-PB, Prefeitura de Santa Luzia apresenta viabilidade econômica e garante São João com todas as atrações


A celebração aos 80 anos do São João de Santa Luzia está mantida e ocorrerá da melhor maneira possível, com muito forró e grandes atrações musicais em praça pública. O prefeito Zezé e o vice-prefeito, Chicão, foram recepcionados em audiência, nesta segunda-feira (20), pelo Conselheiro Oscar Mamede, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Na pauta, a apresentação de dados que enfatizam o equilíbrio fiscal da gestão municipal, a viabilidade econômica e a potencialidade turística do festejo junino, que é considerado o mais tradicional do Brasil, realizado desde 1942.

Durante a audiência, o Conselheiro Oscar Mamede teve acesso a dados que demonstram o equilíbrio financeiro da gestão municipal, que mantém o pagamento do funcionalismo em dia, inclusive com três folhas salariais quitadas em menos de 30 dias – maio, primeira parcela do 13º salário e junho -; investimentos em obras e serviços para o município; e aplicação de receita com percentuais superiores aos índices constitucionais exigidos para as áreas de educação e saúde, por exemplo.

O prefeito Zezé ainda explanou sobre a viabilidade econômica e a potencialidade turística do São João de Santa Luzia. De acordo com dados apresentados sobre as três últimas edições presenciais do evento (2017 a 2019), para cada R$ 1 investido na festa, esse valor foi revertido em três vezes mais para a economia do município, bem como a geração de cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos nos principais dias de São João, e aumento considerável no fluxo de turistas no interior do município, entre outros dados.

Também foi apresentada a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Luzia, que registra a perspectiva de aumento em 75% no incremento das vendas pelo comércio varejista local, em relação a última edição presencial do São João de Santa Luzia, em 2019, que registrou cerca de 40 mil pessoas em cada noite da festa.  

MAIS ESPAÇO

Em 2022, o São João de Santa Luzia vai acontecer em um novo local, no Parque de Eventos, área com 18 mil metros quadrados, idealizada e construída pela atual gestão municipal, no Centro da cidade, com ampla estrutura para receber mais de 50 mil pessoas por dia, e as grandes atrações que se apresentarão nos quatro principais dias da festa, que terá início na próxima quinta-feira, dia 23 e ocorrerá até o domingo, dia 26. 

“O São João de Santa Luzia está mais do que mantido, e com todas as atrações já anunciadas na grade de programação. Vamos celebrar os 80 anos da festa da melhor maneira possível. O impacto financeiro e a geração de emprego e renda que o evento trará são de grande importância para a população de Santa Luzia e da região inteira”, disse o prefeito Zezé.

E o gestor complementou: “Esclarecemos e debatemos pontos importantes para o TCE-PB. Deixamos claro a viabilidade econômica e a potencialidade turística do São João de Santa Luzia. Buscamos o diálogo, prezamos pela transparência, e, tenho certeza de que o Conselheiro Oscar Mamede ficou com melhor impressão possível sobre o São João de Santa Luzia”.

SOBRE A FESTA

A edição 2022 do São João de Santa Luzia terá como atrações principais: Wesley Safadão, Zé Ramalho, Matheus & Kauan, Zé Felipe, Taty Girl, Eliane, Amazan, Gil Mendes, Rodolfo Lopes, Forró D2, Ícaro & Gilmar, Giulian Monte, Geová do Acordeon, Woxton Nóbrega, Naldinho Cunha, entre outros. 

Desde o dia 1º de junho, a cidade de Santa Luzia vem celebrando os 80 anos de seu São João, por meio de uma vasta programação cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, Ciência & Tecnologia. Estão sendo realizadas festas juninas em todas escolas públicas e privadas do município; Sanfonada, com apresentações de diversos sanfoneiros; o “São João pra Banda Tocar”, com shows de seis bandas marciais da região; noites culturais no Parque do Forró; e a realização da 2ª edição da Corrida da Fogueira. 

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é citado como o mais tradicional festejo junino do Estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

Fonte: Redação