Prefeitura firma convênio com IFPB para assegurar a funcionalidade do Campus em Santa Luzia

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) firmou convênio com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para assegurar a funcionalidade de Campus de Ensino Técnico, no município. O ato ocorreu na noite da última quarta-feira (18), no Centro Cultural Padre José Santana, durante o evento Reitoria Itinerante culminado com a solenidade comemorativa pelos dois anos da instalação do IFPB em Santa Luzia. 

Assinaram o termo de compromisso o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé e o reitor do IFPB, professor Dr. Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. O acordo assegura a continuidade das instalações provisórias do Campus do IFPB-Santa Luzia no Centro Cultural Padre José Santana, bem como a manutenção de algumas turmas técnicas na Escola Municipal Jovino Machado. O compromisso ainda assegura o pagamento por parte da PMSL de despesas de custeio dos prédios cedidos, a exemplo das contas de água, luz, entre outras. 

Na oportunidade, o prefeito Zezé destacou a importância da continuidade do Campus do Instituto em Santa Luzia. “A educação técnica avança no município com as atividades do IFPB, e dessa vez não podia ser diferente. Firmamos novo convênio assegurando a continuidade das ações em prédios públicos da Prefeitura, com as despesas pagas, até a instalação definitiva do prédio físico do Campus”, comentou.

O prefeito ainda enalteceu o empenho de muitas pessoas para a consolidação e instalação do Instituto Federal da Paraíba, em Santa Luzia, que teve início como um polo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), passando a funcionar há apenas dois anos como Campus do IFPB.

“É preciso reverenciar a luta de muitos, que estiveram engajados nesse processo. E, em nome do amigo e vereador Netto Lima, que foi quem iniciou a discussão sobre o IFPB em Santa Luzia, dando uma grande contribuição para que as coisas acontecessem, parabenizo a todos pelo empenho”, comentou.

CONTRIBUIÇÃO COM A EDUCAÇÃO
O reitor agradeceu ao prefeito Zezé pela renovação e ampliação da parceria com o IFPB. Ele reconheceu o trabalho do gestor em favor do crescimento do ensino técnico no município. O professor Cícero Nicácio ainda destacou que a meta é lançar cursos superiores no Campus de Santa Luzia nos próximos anos.  

“O prefeito dá uma grande contribuição para a educação de Santa Luzia, por meio desse convênio que assegura toda uma estrutura de educação técnica superior, que vem a contemplar a sociedade local e também as cidades vizinhas com cursos técnicos e futuramente com cursos superiores”, disse.

Participaram da solenidade o diretor geral do IFPB-Santa Luzia, professor Dr. Jerônimo Andrade da Nóbrega; o santa-luziense e atual diretor geral do IFPB-Princesa Isabel, o professor Dr. Joselito Eulâmpio; o procurador-geral do município, Fileno Martins; a Diretora de Cultura do Município, Tereza Alves; o vereador Netto Lima; entre outras autoridades, professores, representantes da gestão municipal, alunos e sociedade civil organizada.
Fonte: Assessoria