São João de Santa Luzia tem início nesta sexta-feira com shows de Jonas Esticado, Cavalo de Pau, Giannini Alencar e outros

Chegou o tão esperado dia! Tem início nesta sexta-feira (21) uma jornada ampla de muito forró, alegria e descontração. O tradicional São João do município de Santa Luzia chega a sua 77ª edição com fôlego renovado. A cidade já está preparada para recepcionar os turistas e filhos ausentes de toda a Paraíba e dos quatro cantos do país. Na abertura do evento, às 20h, terá queima de fogos e shows no Parque do Forró do estourado Jonas Esticado, da banda Cavalo de Paulo e o seu forró das antigas, de Giannini Alencar e de Woxton Nóbrega.

A festa só terminará na próxima segunda-feira (24). A Prefeitura de Santa Luzia elaborou uma programação especial para agradar a todos, com atrações que vão do tradicional forró pé-de-serra, marca registrada da “Cidade que Ensinou o Brasil a Dançar Forró”, ao estilo romântico e estilizado, que tem boa aceitação com o público mais jovem.

“Este é o ano para confirmar de vez o resgate da festa junina mais tradicional do Brasil. O São João de Santa Luzia chega ao seu 77º ano com vigor renovado e força para alavancar o festejo que é o orgulho do seu povo. Quem é de Santa Luzia sabe, a cidade ganha e muito com essa festa”, comentou o prefeito Zezé.

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA
A realização do São João de Santa Luzia muda completamente a rotina da pacata cidade localizada no Vale do Sabugi. Durante todo o mês de junho, mas principalmente nos quatro principais dias da festa, são gerados cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos no município, conforme estimativa da Prefeitura Municipal.

Só no perímetro da festa, são 78 barraqueiros trabalhando dia e noite na comercialização de bebidas e comidas típicas. Ademais, o comércio aquece as vendas com a chegada dos turistas, os hotéis e pousadas do município já se encontram lotados e dezenas de moradores ganham dinheiro com aluguéis temporários de imóveis durante os dias de festa.

“A realização do São João de Santa Luzia não é considerada um gasto público, pois, todo o investimento retorna para o município. A festa fortalece o nosso turismo, gera emprego e renda e movimenta de forma pujante a economia local. As famílias aguardam o ano inteiro, se preparam e investem para a chegada do evento”, comenta o prefeito Zezé.

PATRIMÔNIO CULTURAL
O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, conforme a Lei Nº 11.160 de 12 de julho de 2018, e, considerado como o mais tradicional festejo junino do Estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

Ordem das atrações no 1º dia de festa
A edição 2019 do São João de Santa Luzia é promovida pela Prefeitura Municipal com o apoio cultural do Ministério do Turismo e Governo Federal. A programação principal de shows no Parque do Forró nesta sexta-feira terá a seguinte sequência.

20h – Woxton Nóbrega
22h – Jonas Esticado
0h – Giannini Alencar
2h – Cavalo de Pau

PROGRAMAÇÃO DOS OUTROS DIAS
Entre os dias 22 a 24 de junho, o São João de Santa Luzia terá a seguinte programação:

DIA 22 (Sábado)
Zé Cantor e Solteirões do Forró
Giullian Monte

DIA 23 (Domingo)
Saia Rodada
Thalles Lessa
Naldinho Cunha

Dia 24 (Segunda-feira)
Mano Walter
Gil Mendes
Forró D2

Fonte: Portal WSCOM