Entregue novo prédio da Promotoria de Santa Luzia

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) entregou o novo prédio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia, em solenidade, na tarde desta segunda-feira (17). A nova sede reúne as condições necessárias para que membros e servidores consigam desenvolver suas atividades, prestando um atendimento otimizado aos cidadãos da região. O prédio recebeu o nome de “Desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega Neto”, e está localizado na Rua Braz Macena, 79, no bairro Antônio Bento de Moraes

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, falou da alegria de entregar o prédio que será a sede da Promotoria na terra de seus ancestrais e aproveitou a oportunidade para agradecer ao Poder Judiciário, aos promotores e servidores. "Não faltou dedicação, esforço para oferecer o que de melhor nossos escassos recursos poderiam suportar. Essas solenidades têm um sentido e significados próprios. Os prédios sempre tiveram valor simbólico e essa obra traz consigo a melhoria das condições de trabalho de servidores e promotores, bem como a adequada prestação de serviços do Ministério Público à sociedade”, destacou.

O promotor de Justiça e coordenador da Promotoria de Santa Luzia, José Patrício, agradeceu a atenção da administração e o empenho do atual PGJ para providenciar uma sede para a Promotoria e disse que aquele espaço não era do PGJ e nem dos promotores, mas de todo o povo da região de Santa Luzia, de Várzea, Junco do Seridó e todo o Vale do Sabugi.

O procurador-geral, acompanhado das autoridades - entre elas os vereadores da cidade -, dos servidores e de moradores do município que estavam prestigiando a solenidade, fez o descerramento das placas da promotoria de Santa Luzia. O padre Elias Ramalho abençoou as instalações.

Entre os membros do MPPB que prestigiaram o evento estavam o ex-PGJ, Bertrand Asfora; o procurador de Justiça Francisco Sagres; os promotores Francisco Bergson Formiga,  Antonio Hortencio Rocha Neto (secretário-geral do MPPB), Amadeus Lopes, Leonardo Quintans (representando a Associação Paraibana do Ministério Público, APMP), Leonardo Cunha Lima, Elmar Thiago Alencar, Flávio Wanderley e Pedro da Nóbrega. Também participou do evento o juiz da comarca, Rossine Amorim Bastos.

Homenagens
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico,  entregou a placa em miniatura da inauguração da promotoria à esposa e aos filhos do desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e destacou as funções de promotor de Justiça, juiz, diretor do Colégio Padre Gerônimo e de desembargador, desempenhadas pelo homenageado. “Em cada uma delas, ele deixou registrada a sua passagem como homem íntegro, de conduta retilínea e com sua maneira simples, de resolver as questões mais complexas. Santa Luzia dos meus ancestrais, da Serra do Yayu traz a imagem viva de Dr. Seráphico, homem alto, sereno e afável. Ele sabia usar o alcance social das leis e será sempre um exemplo a ser seguido por todos”, disse.

A filha do homenageado, Ivete Nóbrega, agradeceu a homenagem, em nome da família. “É uma honra estar nessa solenidade. Hoje, a família se sente muito honrada com essa homenagem, que se perpetua através desta sede, que espero que seja de grande apreço para a comunidade”, falou.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo promotor de Justiça Cristiano Gambarra da Nóbrega, o Ministério Público decidiu dar seu nome ao auditório da promotoria. A esposa do membro homenageado, Maria Bernadeth Nóbrega, recebeu a homenagem e o filho do promotor, Saulo Gambarra, falou em nome da família. " Nossa gratidão pela honrosa homenagem. O meu pai foi promotor toda a sua vida, foram 20 anos de profícuo trabalho no Ministério Público. É uma grande emoção, um dia festivo", disse, desejando que a nova sede marque tempos de novas realizações para os novos promotores que estão em exercício e que vão passar pelo MP em Santa Luzia. 

Termo de cooperação
Durante a cerimônia foi assinado o termo de cooperação entre o Ministério Público da Paraíba e a Prefeitura de Santa Luzia, para a realização do diagnóstico e monitoramento da população idosa institucionalizada na Instituição de Longa Permanência Casa de Lázaro, situada na cidade, que atende pessoas idosas.

Assinaram o termo o PGJ Francisco Seráphico e o prefeito José Alexandre de Araújo. O gestor municipal falou da importância da cooperação e parabenizou a administração do MPPB pela inauguração da sede da Promotoria. "É uma satisfação para os representantes de Santa Luzia e da região. É um momento histórico", ressaltou.

O prédio
A promotoria de Santa Luzia está edificada numa área de 221,60 m² e é composta de: gabinete de promotor, cartório, sala de assessor e estagiário, mini-auditório com 15 lugares, uma sala para rack, uma sala de notícia de fato, recepção, banheiros públicos acessíveis, copa, área de serviço, vaga de garagem privativa, depósito de material de limpeza e sala para uso do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Além dos moradores de Santa Luzia, a promotoria atende cidadãos dos municípios de Várzea, Junco do Seridó e São José do Sabugi.

Fonte: MPPB