Comerciantes que irão trabalhar no São João de Santa Luzia recebem capacitação sobre manipulação de alimentos e gerenciamento de resíduos

Os comerciantes cadastrados junto à Prefeitura de Santa Luzia para trabalhar no perímetro da festa de São João no município, participaram de capacitação sobre a manipulação de alimentos e gerenciamento de resíduos sólidos, na noite desta segunda-feira (10), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância Sanitária em parceria com a Gerência de Vigilância Epidemiológica Ambiental.  

Na oportunidade, os comerciantes receberam orientações gerais sobre a correta manipulação de alimentos e bebidas por parte da nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Amanda Karen. Já a gerente de Vigilância Ambiental, Murielle Magda, ministrou palestra sobre o correto destino dos resíduos sólidos descartados durante o trabalho promovido na festa. 

KITS PARA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Ainda durante a capacitação, a gerente de Vigilância Sanitária, Luanna Mousinho, fez a apresentação de kits para manipulação de alimentos, composto por aventais, toucas, luvas, sacos de lixo, máscaras e álcool em gel. Estes materiais serão entregues aos comerciantes gratuitamente para o trabalho nos dias de São João. 

“Esses kits serão entregues durante as vistorias realizadas no primeiro dia de São João, após os fiscais sanitários concluírem a inspeção das barracas, bares e lanchonetes. Eles entregarão o certificado de estabelecimento inspecionado e, na sequência, repassaremos os materiais aos comerciantes que trabalharão com a manipulação de alimentos”, explicou a gerente.

INSPEÇÕES FREQUENTES
Ainda de acordo com Luanna Mousinho, o curso com comerciantes é a primeira parte do trabalho que a Gerência de Vigilância Sanitária irá promover no São João. Nos dias que antecederão e durante a realização da festa, ainda serão inspecionadas as barracas, bares e lanchonetes instaladas, bem como também os hotéis e pousadas do município

Fonte: Assessoria