Tovar alerta para mudança na ordem de votação das eleições deste ano

O deputado estadual e candidato à reeleição, Tovar Correia Lima (PSDB), fez um alerta aos eleitores sobre as mudanças feitas no Congresso Nacional na ordem de votação este ano. Diferente de outros pleitos, o eleitor que for votar neste ano vai começar seu voto a partir da escolha de deputado federal.

Seguindo nova Lei, a ordem de votação dos cargos em disputa será: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), 1º senador (3 dígitos), 2º senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).

De acordo com a Lei, a nova sequência retorna ao modelo implementado nas eleições de 1998. Apenas nas eleições de 2010 e 2014, as duas últimas, os deputados estaduais vieram primeiro na hora da votação. A nova sequência tem como objetivo incentivar o eleitor a ir até o final da votação, escolhendo seu candidato cargo por cargo, até chegar ao voto de presidente.

Outro explicação dada para a mudança é a forma como são computados os votos de legenda em eleições proporcionais. Quando um eleitor vota em um número que não representa nenhum candidato ou digita apenas os dois primeiros números do partido, o sistema da urna computa o voto para a urna eletrônica.Além disso, se um eleitor votar apenas para o primeiro cargo e "abandonar" a sessão, o sistema da urna irá anular os demais votos aos quais esse eleitor teria direito.

Sequência dos votos:
Deputado federal (4 dígitos)
Deputado estadual (5 dígitos)
1º senador (3 dígitos)
2º senador (3 dígitos)
Governador (2 dígitos)
Presidente (2 dígitos)

Fonte: Assessoria