Tovar: governador prejudica paraibano ao aumentar o ICMS da gasolina para compensar perda com diesel

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) disse, nesta terça-feira (10) que o governador Ricardo Coutinho (PSB) prejudica o paraibano, mais uma vez, ao aumentar a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina para compensar as perdas de arrecadação com o diesel. Na Paraíba, enquanto o preço médio ponderado final do diesel teve redução de 5,87%, o da gasolina teve aumento de 8,66%.

“O governador Ricardo Coutinho não cansa de empurrar a conta para os paraibanos. Já não basta vivermos em um Estado com os maiores impostos do País, agora recebemos mais um para a conta. O governador precisa explicar porque está com as unhas afiadas em cima do contribuinte, aumentando todo tipo de imposto”, disse o deputado.

Tovar ainda lembrou os outros impostos que foram majorados pelo governador. Entre os aumentos realizados pelo governo Ricardo Coutinho, o deputado enumerou: o ICMS na energia elétrica que passou de 15% para até 27%; o ICMS dos serviços de TV por assinatura de 10% para 15%, do cigarro e fumo de 25% para 35%; o ICMS nas operações de comunicação de 25% para 28%, o imposto sobre transmissão causa mortis e doação - o ITCD- 2% para até 8%; e o ICMS nas operações e prestações internas e na 
importação de bens e mercadorias de 17% para 18%.

Os reajustes continuaram com o aumento do ICMS nas operações com gasolina de 25% para 27% + 2% do Funcep, totalizando 29%; com o IPVA de 2% para 2,5% e ainda com a ampliação da lista de produtos/bens passíveis de retenção do ICMS e que constituem receita do fundo de combate e erradicação da pobreza (2%).

Fonte: Assessoria