Tovar cobra retomada das obras do Eixo Norte da Transposição e do ramal Piancó

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, Tovar Correia Lima (PSDB), cobrou urgência por parte do Ministério da Integração Nacional na retomada das obras do Eixo Norte da transposição das águas do Rio São Francisco. Nesta terça-feira (20) a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, cassou a liminar que impedia a continuidade das obras.

“É importante que o Ministério da Integração não perca mais tempo na retomada dessas obras para beneficiar milhares de sertanejos. Também solicitamos que seja garantido o terceiro ramal de entrada das águas do São Francisco que atenderá o Vale do Piancó”, destacou o deputado.

Durante audiência no Ministério da integração, o parlamentar lembrou que 40 municípios estão em colapso total de abastecimento de água e destacou a necessidade de dar celeridade a obra de transposição e da construção do terceiro ramal de entrada das águas do São Francisco na Paraíba. Tovar também esteve reunido com a bancada federal paraibana solicitando celeridade na execução das obras.

“Os paraibanos não podem mais esperar, pois está difícil encontrar água para abastecer as cidades paraibanas. Tem município que não sabe o que é ter água na torneira há mais de dois anos. Pedimos ao ministro da Integração, Helder Barbalho, celeridade para obra, além de cobrar ações emergências para minimizar tanto sofrimento”, comentou.

Eixo Norte – As obras estão paralisadas desde o ano passado, prejudicando sete milhões de pessoas que moram na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco e que sofrem com a escassez de água. As intervenções foram suspensas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco.

Fonte: Assessoria