Tovar pede criação de comissão para acompanhar ‘situação de guerra’ no Arlinda Marques

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (9), requerimento solicitando a criação de uma comissão especial, composta por deputados, entidades da área de saúde e sociedade civil organizada, para acompanhar o problema de superlotação e falta de leitos no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa.

O tucano solicitou ainda que seja criada uma mesa de discussão com o Governo do Estado e as Prefeituras da Grande João Pessoa para discutir uma solução para o problema. “Não podemos admitir o jogo de empurra por parte do Governo do Estado, que ao invés de reconhecer a deficiência do hospital, prefere transferir a culpa para as gestões municipais”, disse.

O parlamentar usou a tribuna para falar sobre a “situação de guerra” encontrada na unidade hospitalar durante inspeção do Conselho Regional de Medicina (CRM). “Vimos crianças e mães deitadas no chão, mal acomodadas em cadeiras e bancos para tomar soro e medicamentos. Ouvimos relatos de esperas intermináveis e com muito desconforto por um atendimento médico, por uma medicação e para a garantia de um leito. Foram histórias de muito sofrimento e humilhação para ter direito a uma garantia legal que é o acesso à saúde”, relatou.

Tovar cobrou do Governo do Estado tratamento digno para as crianças e seus acompanhantes e lembrou que acesso à saúde é garantido pela Constituição. Nós, como representantes do povo, precisamos defender os seus interesses e lutar para que as garantias constitucionais que todo cidadão tem direito sejam cumpridas. Espero que todos os deputados, de oposição ou situação, votem a favor desse requerimento, que visa apenas encontrar mecanismos para solucionar um grave problema”, disse.

Fonte: Assessoria