Paraíba e mais seis estados devem privatizar a distribuição de gás natural, diz jornal

A Paraíba e mais seis estados brasileiros já sinalizaram interesse em privatizar a distribuição de gás natural. De acordo com informações do O Globo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá coordenar um programa de compra parcial ou total de empresas estatais de gás natural. A finalidade do programa é proporcionar um aumento na capacidade de investimentos das empresas em tempos de crise.

A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) atende hoje 14 municípios, tendo 51% de participação do Estado, 24% da Gaspetro e 24,5% da Mitsui. Especialistas acreditam que uma maior participação privada nas companhias poderá ajudar a aumentar o consumo de gás natural em todo o Brasil, garantindo vantagens aos consumidores.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) já havia revelado o desejo de privatizar alguns serviços hoje sob a responsabilidade do Estado como hotéis, o Porto de Cabedelo e a própria distribuição de gás. Segundo ele, tais serviços ganhariam com o investimento privado.

“Têm coisas no Estado que podem muito bem estar nas mãos na iniciativa privada, ou deveriam estar. Acho que distribuição de gás é iniciativa privada, não tenho qualquer problema em ir atrás em sonhar, tentar fazer e tentar atrair recursos privados para o nosso porto, cabe perfeitamente”, disse.

Fonte: Blog do Gordinho