Mais de 250 prefeitos ocupam a Praça do Meio do Mundo em protesto contra o arrocho financeiro

Mais de 250 prefeitos de cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram de um protesto que interditou a BR-230, na altura da Praça do Meio do Mundo, durante a manhã desta sexta-feira (05). A estimativa sobre a presença dos prefeitos é do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, que ainda disse que a manifestação teve a participação de 3 mil pessoas.

A crise e o arrocho financeiro dos municípios são os principais motivos que levaram os prefeitos ao protesto. De acordo com Tota Guedes, o principal objetivo de hoje era o de reacender a discussão sobre o Pacto Federativo. “Hoje os municípios participam com 18% do bolo tributário nacional. Essa forma de distribuição da receita do país é muito perversa para os municípios”, defende o presidente da Famup.

Tota ainda acrescenta que durante a manifestação “conseguimos protestar contra essas receitas do Governo que vêm caindo dia a dia e sufocando as finanças dos municípios”. Os prefeitos ficaram concentrados na Praça do Meio do Mundo, onde alguns deles falaram sobre as dificuldades que enfrentam e em determinado momento caminharam pela BR-230, interditando a rodovia.

Durante a manifestação, os prefeitos elaboraram a Carta do Meio do Mundo, que será apresentada na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio. O documento também será protocolado no Congresso Nacional e no Palácio do Governo.

Fonte: ClickPB