COMPUTADORES DA GERÊNCIA DO INSS DA PARAÍBA SÃO INFECTADOS POR VÍRUS EM ATAQUE CIBERNÉTICO

Resultado de imagem para COMPUTADORES DA GERÊNCIA DO INSS SÃO INFECTADOS POR VÍRUSO mundo entrou em pânico nesta terça-feira (16) com os ciberataques que aconteceram em todo o mundo. Um grupo de hackers conseguiu burlar o sistema operacional do Windows, um dos mais populares do mundo, com isso, passaram a realizar uma espécie de sequestro de dados dos usuários, exigindo inclusive resgate para liberá-los. E a Paraíba não escapou dos hackers. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) teve 43 computadores infectados na gerência do órgão, o que deixou os beneficiários preocupados com as consequências do ataque.

De acordo com a assessoria de imprensa do INSS, os funcionários responsáveis pela informática estão fazendo um levantamento para ter dimensão dos danos que o ataque causou. O setor de comunicação afirmou que todas as 43 máquinas infectadas estavam ligadas à gerência, por isso, não prejudicou o atendimento à população. Todavia, nos computadores do setor executivo que foram atingidos é justamente onde estão armazenados os principais dados dos beneficiários, que por sua vez, ficam preocupados. “A gente fica preocupada, né? Nossa aposentadoria já é curta, e se houver algum dano pra gente é complicado. Um órgão federal como o INSS deveria ter mais segurança”, desabafou a funcionária pública aposentada Valéria Meira.

Porém, o INSS afirmou que os aposentados e beneficiários não sofrerão nenhum dano, e o setor responsável pelos reparos já está trabalhando para restabelecer as condições de operação e segurança dos servidores do órgão.

Atuação
Os hackers agem em 'fishing', que é uma 'pescaria de dados'. Eles jogam o vírus em uma grande lista de emails, tornando o acesso aplicável a qualquer um que clicou nesse link. Depois de clicar no link, o usuário tem seu sistema invadido e pode ter arquivos e dados sequestrados.

Entenda o ataque
Os ataques registrados em cerca de 150 países foram provocados pelo vírus Ransomware. O ataque funciona como uma espécie de sequestro dos sistemas, inclusive com exigência de pagamento para a liberação. Uma vez instalado no computador, o vírus criptografa todos os arquivos e exibe uma tela dizendo o que o usuário precisa fazer para recuperar os dados. Entre os passos mostrados, está o pagamento de um valor equivalente a 300 dólares, que devem ser pagos em uma moeda virtual, chamada bitcoin, que depois é convertida em dinheiro real pelo invasor.

Fonte: Correio da Paraíba