Com 453.546 fumantes na Paraíba, governo promove ação no Dia Mundial sem Tabaco

Com 453.546 fumantes na PB, governo promove ação no Dia Mundial sem TabacoA Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Ndants), promove, nesta quarta-feira (31), vários serviços de saúde pelo Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado na mesma data. As atividades serão na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro do Varadouro, em João Pessoa, das 08h30 às 12h.

Entre os serviços disponibilizados, serão ofertados verificação de pressão arterial, com orientações; teste de glicemia; testes exclusivos para fumantes: Peak Flow (avaliação respiratória); Fagerstrom (avaliação do grau de dependência à nicotina); orientações sobre produtos e ambientes livres do tabaco e distribuição de material educativo.

“O objetivo é sensibilizar a população para a importância da prevenção e tratamento do tabagismo, alertando sobre seus riscos e a importância de ambientes 100% livres da fumaça de tabaco”, disse a chefe do Ndants, Gerlane Carvalho.

As atividades serão realizadas em parceria com outros órgãos, a exemplo da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB); Sociedade Brasileira de Cardiologia – Região Paraíba; Associação Médica da Paraíba (AMPB); Ligas Acadêmicas de Pneumologia (LIGAP-PB) e de Cardiologia da Paraíba (LIAC-PB); Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP); Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – Ibrapp; Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e os planos de Saúde Geap, Cassi e Afrafep.

Tratamento – Na Paraíba, existem vários Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde eles podem buscar apoio para se livrarem do vício em nicotina. O serviço é oferecido em Unidades Básicas de Saúde; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais). Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

Em João Pessoa, o atendimento aos fumantes é feito nos Cais do Cristo, Mangabeira e Jaguaribe; no Centro de Saúde de Mandacaru e nos Caps AD III David Capistrano, no bairro do Rangel e Caps AD III, na Torre. Os Caps funcionam 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

O tratamento nesses locais é mantido pelo Ministério da Saúde, que repassa medicamentos ao Estado, que faz o encaminhamento aos municípios. O Estado ainda é responsável pela qualificação das equipes e monitoramento do programa de tabagismo. Os municípios implantam e executam o tratamento, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Dados – De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, a Paraíba possui hoje 453.546 fumantes e, destes, 92.197 estão em João Pessoa. Este ano, 153 pessoas morreram em virtude do câncer de pulmão. Em 2016, foram 405 óbitos, pela mesma causa e em 2015, foram 422 mortes.

Fonte: ParlamentoPB