Mais de 4 mil produtos sem selo do Inmetro são apreendidos na Paraíba

inmetroMais de quatro mil produtos irregulares sem a certificação do Inmetro foram apreendidos entre os dias 6 a 10 de fevereiro por fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq), nos municípios de Sapé, Soledade, Junco do Seridó, São Mamede, Patos e Juazeirinho. A maior quantidade foi de canetas esferográficas, com mais de duas mil unidades, e borrachas escolares, também com mais de duas mil unidades.

O selo do Inmetro garante a qualidade e a segurança do produto. Além das canetas e borrachas, o Imeq ainda apreendeu produtos como extensões elétricas, plugues e brinquedos.

As fiscalizações ocorreram de 6 a 10 de fevereiro e os donos dos estabelecimentos onde os produtos foram encontrados têm até dez dias para apresentar a defesa, mediante entrega de nota fiscal dos produtos. “Caso isso ocorra, serão punidos os fabricantes dos produtos sem a certificação do Inmetro, e não os comerciantes”, explicou o gerente do Núcleo de Verificação de Qualidade do Imeq, Iremar Vilarim.

Além da apreensão, os fabricantes podem ser punidos com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. De acordo com Iremar Vilarim, o consumidor deve ficar atento na hora de comprar um produto sem certificação. “Quando o produto não tem essa certificação significa dizer que não passou por nenhum teste de segurança. Uma extensão elétrica, por exemplo, pode colocar em risco a vida desse consumidor, com incêndios ou até mesmo choques”, disse.

Fonte: G1 PB