Paraibano paga uma das mais caras tarifas de energia elétrica do País

Contas de energia02Não é novidade que a Paraíba é dos Estados mais pobres do Brasil. E então o que justifica ter uma das tarifas mais caras do País? Foi o que questionou, recentemente, o deputado Bruno Cunha Lima, após o último reajuste de mais 3,18% nas tarifas de energia no Estado: “O Governo da Paraíba está na contramão da história penalizando os consumidores.”

E explicou: “O problema foi a Lei nº 9.933/2012, do governador Ricardo Coutinho, que aumentou a tarifação do ICMS, inclusive tirando os efeitos daquela iniciativa do Governo Federal de reduzir as tarifas. Em todo o País, houve redução, mas, na Paraíba, por conta do apetite devastador que deste governo que se diz socialista, o consumidor não teve o benefício.”

E complementou: “O governador usurpou o direito dos consumidores da Paraíba de usufruir a redução nas tarifas de energia, anunciada pela então candidata à reeleição Dilma, de 18% para os consumidores residenciais e em até 32% para os industriais, governador literalmente garfou aquela redução. Ou pelo menos metade dela.”

Para Bruno, uma vez que, naquele período, o governador aumentou as tarifas para reduzir os efeitos da decisão da presidente Dilma, que agora reduza: “Ele precisa fazer a alíquota voltar ao patamar normal. Com essa decisão ele pode aliviar os bolsos dos paraibanos em meio à onda de reajustes da energia que já ultrapassam, em alguns casos, mais de 50%”.

Fonte: Blog do Helder Moura