Paraibanos são os mais ‘viciados’ em internet do Brasil

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros e, sobretudo, os paraibanos, já chegam a passar mais tempo navegando na internet do que na frente da TV. A informação está contida na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada nesta sexta-feira (19/12), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

De acordo com a análise, que engloba todo o âmbito midiático brasileiro, avaliando jornais, revistas, rádio, televisão e internet, a população da Paraíba é a mais ‘viciada’ na rede mundial de computadores no período de segunda a sexta-feira.

Dados do estado, contidos em um gráfico da pesquisa, indicam que o paraibano passa, em média, seis horas e 26 minutos navegando por dia, de segunda a sexta-feira. É o maior tempo entre todas as unidades da federação. A Paraíba é seguida por Pernambuco, com seis horas e 19 minutos, e por Tocantins, com seis horas. A média nacional ficou em quatro horas e 59 minutos.

No entanto, nos fins de semana, Pernambuco e Tocantins assumem o posto de ‘maiores viciados’, com média de cinco horas e 39 minutos. Nessa situação, a Paraíba fica em segundo, com cinco horas e 28 minutos, empatada com Santa Catarina.

A média brasileira de tempo assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos por dia nos dias de semana e quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos. O paraibano passa, em média, cinco horas e 35 minutos assistindo TV durante os dias úteis e quatro horas e 30 minutos no fim de semana.

"A diferença (entre TV e Internet) ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo (de uso das redes) dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secretaria de Comunicação, Thomas Traumann.

O levantamento ouviu 18 mil pessoas. Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento.

Fonte: Agência Brasil