Inovação é alternativa para produtores rurais do Semiárido, diz Sebrae do Rio Grande do Norte

Barragem de Passagem das Traíras, em São José do Seridó, RN, tem orbas atrasadas para construção de adutora (Foto: Anderson Barbosa/G1)Embora ainda encarada por diversos produtores rurais como algo distante da realidade do campo, os processos de inovação se tornam cada vez mais presentes e necessários à realidade rural. Atuam como meios para melhorar a convivência com as condições climáticas do Semiárido Nordestino. Palestra realizada no espaço Negócios Rurais, do Sebrae/RN, durante a Festa do Boi, aponta que, ações simples, como a construção de barragens subterrâneas, podem transformar cenários desfavoráveis no campo.

"Este tipo de inovação está ajudando muitos produtores nos locais onde a escassez de chuva é muito grande. A partir da escavação do terreno e colocação de uma lona, é possível armazenar água no solo e utilizá-la para diversos cultivos", disse Kallyo Moura, consultor do Sebrae/RN.

De funcionamento simples, as barragens subterrâneas, construídas para dentro da terra, barram as águas das chuvas que escorrem no interior e acima do solo, formando uma vazante artificial. O terreno permanece molhado entre três e cinco meses, de acordo com a quantidade de chuvas no ano, permitindo cultivos de subsistência, forragem, hortaliças, plantas medicinais, cana-de-açúcar, batata doce e até arroz.

“Este tipo de inovação está ajudando muitos produtores nos locais onde a escassez de chuva é muito grande. A partir da escavação do terreno e colocação de uma lona, é possível armazenar água no solo e utilizá-la para diversos cultivos”, explicou o consultor que ministrou palestra “Inovação acessível a pequenos produtores”.

Orgânicos
Outro aspecto da inovação apresentado durante a apresentação no Espaço Negócios Rurais, do Sebrae/RN, diz respeito à produção de alimentos orgânicos com alternativa mais viável e rentável frente aos produtos tradicionais. Além do valor agregado, os resultados relativos à sustentabilidade são aliados do produtor na conquista de novos mercados. “Existem possibilidades diversas na busca pela implantação de melhorias no campo através da inovação. O pequeno produtor precisa entender que, nem sempre, inovação significa uso de tecnologias avançadas e de altos custos”, ressaltou.

A programação do Espaço Negócios Rurais do Sebrae/RN está inserida dentro da Festa do Boi, que segue até este sábado (18), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Diversas palestras com temáticas relativas a diversas áreas do agronegócio e exposição de produtos integram o cronograma de atividades.

Fonte: G1RN