Mulheres da Paraíba recebem ‘celular do pânico’ para se livrar de agressores

Vinte e cinco mulheres de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita receberam nesta quinta-feira (21/08) aparelhos celulares do Programa SOS Mulher, com aplicativo para atender mulheres em situação extrema de violência ou risco iminente de morte poderem acionar a polícia quando se sentirem ameaçadas.

A juíza e diretora do Fórum de Justiça de Bayeux, Conceição Marsicano, disse que o aplicativo ajudará a enfrentar a violência doméstica. Uma média de 10 mulheres procura atendimento diário na Delegacia da Mulher da cidade para buscar informações ou fazer denúncias desse tipo de violência. Segundo a juíza, mais de 600 processos tramitam no município e 300 medidas protetivas foram expedidas este ano. “A Lei Maria da Penha é um avanço e estamos fortalecendo a rede de proteção dessas mulheres”, afirmou.

Os celulares são entregues para as mulheres que tiveram violada a medida protetiva pelo agressor, estão saindo da Casa Abrigo ou vivem em situação iminente de morte. Com dispositivo de GPS, o aparelho é ligado à Central de Policia e às delegacias e é munido de botões que alertam para a possibilidade de agressão.

Fonte: Assessoria